14/04/2020

Projeto criativo "Fora da Caixa"
#3: Reflexos... do isolamento social


Mais um mês, mais um desafio do Projeto "Fora da Caixa", projeto idealizado por mim e realizado mensalmente em conjunto com mais quatro blogueiras para estimular nossa criatividade. O tema de abril é REFLEXO e eu senti vontade de interpretar esse tema, que acaba nos direcionando para um clichê, de uma forma diferente. Resolvi fazer um texto e conversar com vocês sobre o isolamento social que estamos vivendo devido à pandemia de covid-19, saúde mental, planejamento e foco para alcançar a produtividade e não pirar estando em casa.


REFLEXOS do isolamento social e o quê estou fazendo para tentar
me manter produtiva e focada na quarentena

Isolamento social, sedentarismo e alimentação desregrada. Segundo psicólogos, essa é uma combinação ideal para a depressão. O problema é: como evitar tudo isso se não devemos/podemos sair de casa para passear, distrair, ver amigos? Se não podemos sair para ir à academia ou fazer exercícios ao ar livre? E com toda a ansiedade por causa do que está acontecendo, o tempo livre que muitos agora têm e o isolamento em casa, é muito comum as pessoas descontarem na comida. Tem algo em abrir a geladeira e comer que relaxa muito.

Aliando tudo isso ao desespero, angústia, medo e incerteza devido à tudo que estamos vivendo, a pergunta é: como manter a saúde mental? Como continuar focado, produtivo, saudável e com bom humor? Agora, imagina só pessoas em situação de rua e de vulnerabilidade social. Além das preocupações que elas já têm, além da incerteza do amanhã que assombra cada vez que elas se deitam para dormir à noite... elas possuem agora mais uma preocupação. Muitas não têm sequer dinheiro para comprar álcool em gel ou sabão para lavar as mãos! Você já agradeceu hoje, mesmo que o cenário mundial não esteja dos melhores, por ao menos ter um teto para morar e comida na mesa? Não podemos deixar que tudo isso distancie nosso olhar dos detalhes importantes. Não devemos deixar de pensar no próximo e de sermos gratos.



Respira e não pira que essa fase logo vai passar. O que você tem feito para tirar algo de bom dessa fase, para se manter produtivo e não pirar nessa quarentena? Eu estou fazendo algumas coisinhas:

Mais que nunca, planejo tudo
Algo muito prazeroso é anotar tudo o que se tem para fazer e, após concluir, dar "check" nas tarefas cumpridas. Uma das melhores coisas que fiz em 2020 foi levar organização mais a sério. Montei um planner e, nessa quarentena, como continuo tendo aulas (online) e os professores continuam passando trabalhos, preciso ser mil vezes mais organizada para conseguir cumprir todos os prazos e monitorar minha produtividade também. Descobri que fazer listas me acalma e me dá a sensação de que tenho tudo sob controle. Considero organização e planejamento indispensáveis nessa loucura que temos vivido.

Execícios são importantes
Veja só: estamos presos em casa e o que queremos fazer na maior parte do tempo é comer e assistir séries e filmes jogados no sofá. Mas apesar de nossas rotinas terem mudado, o corpo continua precisando de certas coisas para estar em equilíbrio: boa alimentação, horas suficientes de sono e exercícios. Pois é, ninguém disse que o equilíbrio é algo fácil de atingir, e agora isso é mais importante que nunca. Eu já passo muitas horas sentada e, ficando o tempo todo em casa, me movimento menos que o normal (que já é bem pouco). Por isso eu comecei a procurar exercícios no youtube e achei esse canal MUITO legal de dança. Tem vários tipos de música e eu acho muito mais divertido fazer exercícios assim. Fica de dica para vocês!



Separei estudos do lazer
Em casa é muito, MUITO fácil de desconcentrar. Se você é do tipo de pessoa que consegue estudar  tranquilamente em casa e render bastante, parabéns, você está entre uma pequena e privilegiada porcentagem de pessoas. Meus gatos, minha família, os vizinhos, minhas coisas, minha cama... tudo me tira atenção. Sem contar a vontade de parar de estudar e ir ler, dormir, assistir filmes e séries, olhar blogs ou jogar. Infelizmente eu me distraio muito fácil e essas quedas do meu nível de atenção não são simplesmente controláveis. Por isso, criei uma outra conta de usuário no meu computador para separar estudos e lazer. Na conta de estudos, bloqueei distrativos (como youtube e sites que eu gosto mas não são sobre estudos, assim como jogos também). Quando eu entro na conta de estudos, não tenho acesso a essas coisas nem a nada da minha conta geral (como meus documentos e tudo que tenho salvo no pc) e eu rendo bem mais assim.

Status: offline por uns dias
Experimentei desativar minhas redes sociais por uns dias e foi muito interessante. Por mais que hoje, com o isolamento, as redes sociais sejam a maneira de manter contato com amigos e familiares, elas se tornam prejudiciais quando começam a servir de válvula de escape e nos fazem perder várias horas do dia, nos distraem exageradamente e nos torna preguiçosos e menos produtivos. Quando desliguei meu celular por um tempo, percebi o quanto eu penso toda hora em mexer nele, em olhar o instagram ou "ver se alguém postou algo". O problema é que eu ficava muito tempo nas redes sociais, principalmente no instagram e youtube vendo coisas me distraiam de tudo mas que não eram importantes e que não me agregavam em nada e vi que eu estava perdendo muito tempo com essas coisas. Ademais, redes sociais são um constante e enlouquecedor fluxo de informações, o que pode nos deixar mais ansiosos na atual conjuntura e infelizmente a maioria dessas informações são fakes. Por tudo isso, realmente não é um hábito saudável. Infortunadamente tive que religar o celular por causa de trabalhos da faculdade (estou tendo aulas online) mas essa experiência foi bacana para perceber que eu estava ultrapassando o nível saudável , assim, pude começar me policiar com mais intensidade.

Lazer também é necessário

1 - Grey's Anatomy | 2 - À Procura da Felicidade | 3 - O Poço

Voltei a assistir Grey's Anatomy desde o começo (eu já estava na 7º temporada e tinha parado de assistir a mais de um ano atrás por causa dos estudos). Eu amo muito essa série e achei legal o fato de, mesmo que eu já saiba tudo que vai acontecer, não perde a graça. Amo também ponderar sobre as reflexões de Meredith em cada episódio, e dessa vez tenho feito isso mais do que na primeira vez que assisti. Também tenho assistido mais filmes, esses da imagem acima foram os últimos que vi (me indiquem alguns nos comentários).


Leituras

Houve uma época em que eu era alucinada para ler qualquer coisa do Harlan Coben. Em minha wishlist constava absolutamente todos os livros dele lançados no Brasil (mesmo que, na época, eu não tivesse nenhum dinheiro para comprar livros). Não sei dizer ao certo o motivo de eu ser tão obcecada, ainda mais porquê eu não cheguei a ler de fato nenhum livro dele, haha'. Enfim, resolvi escolher um e-book para ler nessa quarentena e tive a ideia de, enfim, ler Harlan. Decidi escolher algo diferente do que tenho lido ultimamente e pensei que seria uma ótima ideia começar a leitura de "Cilada" e é o que estou fazendo (em um ritmo muito mais lento que o normal mas estou).

  • Dica: Várias editoras disponibilizaram e-books totalmente gratuitos nessa quarentena. Clique aqui e confira o post que fiz com uma seleção muito legal desses livros.

Trilha sonora

Se tem uma coisa que me deixa feliz e nostálgica é The sims 2. Eu joguei durante minha infância e tenho muitas lembranças boas do jogo e dessa época da minha vida. Esses dias achei essa playlist com as músicas do jogo e desde então não paro de ouvir. Tem umas músicas que me marcaram muito e ouvi-las me acalma e me trás muitos sentimentos bons, o que é ótimo nesses tempos em que só temos notícias ruins. Também tenho jogado The Sims 3 quando tenho vontade e tempo livre. Eu ainda amo muito esse game que tem me acompanhado por muitos anos e fases da minha vida. Vocês também gostam, jogam ou já jogaram?



E vocês? Me contem o que têm feito.
Nunca foi tão fácil combater um vírus: Basta deixar de egoísmo e ficar em casa.


Desafios anteriores

Também participam do projeto:


Au revoir ♡

8 comentários:

  1. Eu AMEI como você interpretou o post!

    Por aqui eu sigo dando aulas de dança online, então estou me exercitando normalmente :)

    Sobre os estudos, eu também continuo tendo aulas da faculdade, não estou muito organizada em relação a isso...vou assistindo as aulas quando dá vontade, sabe? Mas agora os professores estão começando a passar trabalhos para nota e eu preciso me organizar..AMEI a ideia de criar outra conta no computador para separar estudos de lazer, com certeza farei isso!

    Estante da Pipoca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que está conseguindo se exercitar. Quero participar da sua aula de dança, haha'. Quanto aos estudos, espero que consiga se organizar. Eu estou quase enlouquecendo!

      Excluir
  2. Também considero a organização indispensável, pois um dos efeitos da ansiedade é a inquietação mental, o que nos leva a ter vtd de fazer várias coisas ao mesmo tempo, mas não conseguir terminar nenhuma. Ficar em casa sempre foi parte da minha vida por que faz anos que eu trabalho em home office, mas confesso que a quarentena tem me deixado estressada por que as vezes preciso comprar algo, mas os estabelecimentos estão fechados :/ e tem a questão do exercício físico também... as academias por aqui estão fechadas a pouco mais de um mês e eu acho muito difícil me mexer sem o auto astral do grupo que treinava comigo antes.
    Gostei das suas dicas e sua forma de se organizar, creio que assim a saúde mental continua intacta.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, organização é indispensável para tudo na vida (e ainda mais agora). u acho que não tem problema nenhum a pessoa não fazer nada na quarentena, relaxar e tal desde que a saúde mental esteja sendo cuidada. Não há a obrigação de produtividade. Mas eu, por exemplo, funciono melhor fazendo coisas - se não faço nada, fico o dia à toa, me sinto frustrada. Vai de cada um, né! Imagino como deve ser ruim para vocês, mesmo já acostumada a ficar em casa. Mas força que em breve isso passa e será só uma lembrança ruim.

      Obrigada pela visita :)

      Excluir
  3. Devo dizer que não tá sendo nada fácil seguir uma rotina nessa quarentena, mas aos poucos, vou conseguindo. Nas duas primeiras semanas fui me exercitar com o Playdance e MORRI com os exercícios haha Mas adorei!! Quero voltar a me exercitar como estava fazendo antes. Uma coisa que tô fazendo nessa quarentena (além de dormir mais que o normal) é tentar tirar alguns projetos do papel, e fortalecer outros que estavam no meio do caminho. Tô consumindo muito vídeo e conteúdo que possa agregar em algo, mas também tiro tempo pra não fazer nadinha!!
    Adorei saber o que você tá fazendo para não pirar nessa quarentena, sei que não é fácil, mas como você disse, vai passar 💛

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma das coisas que mais estou ansiosa para fazer depois que tudo se normalizar é começar a fazer academia! Estou completamente fora de condicionamento físico, e percebi isso ao quase morrer depois de me exercitar com os vídeos desse canal que indiquei, haha'. Ai, eu acho muito legal essa de tentar fazer projetos nessa quarentena que antes não tinha tempo ou não parava para fazer, sabe? Aprender algo novo, tirar proveito disso tudo. Mas isso mesmo, não fazer nada também é fazer alguma coisa: relaxar! Muito importante ;)

      Excluir
  4. Nossa, amei real eu texto! ♡
    Estou tentando não pirar nessa quarentena, procuro fazer algumas coisas, to aproveitando pra estudar um pouco mais e por minhas leituras em dia e tirar o atraso das séries tbm hhahaha.
    Estou esperançosa que isso irá passar logo e a gente vai poder voltar as nossas rotinas normalmente e com certeza iremos ter aprendido alguma coisa disso.
    Estou vendo bastante gentr ajudando da forma que da as populações carentes e pra mim tem sido um respiro saber qur existe tanta gentr boa por ai ♡
    Enfimmmm, aguardando mais um mês para cumprir o desafio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que está conseguindo fazer um pouquinho de cada coisa. Isso, não vamos perder as esperanças - e bora sair dessa pessoas melhores, muito importante.

      Obrigada pelo comentário!

      Excluir




Sabia que, a cada vez que uma pessoa sai de um blog sem comentar, um livro maravilhoso é queimado? É verdade esse bilete (hehe' :P). Então, que bom que está comentando! Um livro maravilhoso será salvo!!!

Brincadeiras à parte, obrigada por deixar um pouco de carinho. É sempre bom ouvir sua opinião! :)

Lembre-se sempre de marcar a caixinha "Notifique-me" do lado direito para ser notificado quando eu responder seu comentário (respondo todos). <3