17/09/2021

Quotes
Meus quotes favoritos do livro "Todo Dia"


Durante a leitura de "Todo Dia", do autor David Levithan, muitas passagens me chamaram atenção. Esse foi um dos livros que mais rendeu quotes favoritos, apesar de não ter gostado tanto da história (confira o post da resenha clicando aqui e saiba os porquês). Infelizmente, tenho que selecionar apenas algumas passagens da história (normalmente cinco, no máximo) para colocar nas resenhas e, às vezes, essa é uma tarefa árdua pois preciso escolher entre colocar as que mais gosto ou as que melhor contextualizam cada parte do post.

Na resenha do livro "Todo Dia", tive que deixar vários dos quotes do livro que mais gosto de fora e isso me deixou um tanto inconformada. Daí, resolvi fazer um post especial com algumas das passagens que mais gostei, principalmente com os que acabei deixando de fora da resenha,  pois acho que elas merecem destaque especial. Digamos, então, que esse é um post de aperitivos do livro. Pretendo trazer também de outros livros.

"Acordo. Imediatamente preciso descobrir quem sou. Não se trata apenas do corpo - de abrir o olho e ver se a pele do braço é clara ou escura, se meu cabelo é comprido ou curto, se sou gordo ou magro, garoto ou garota ou se tenho ou não cicatrizes. O corpo é a coisa mais fácil a qual se ajustar quando se  esta acostumado a acordar em um corpo novo todas as manhãs. É a vida, o contexto do corpo, que pode ser difícil de entender." (Pág. 7)
"— Está tudo bem -  digo. — Tudo bem estar feliz.
As lágrimas enchem os olhos dela. Eu a tomo nos braços. É a coisa errada a se fazer. Mas é a coisa certa a se fazer. Preciso ouvir minhas próprias palavras. A felicidade muito raramente faz parte do meu vocabulário porque, para mim, é tão efêmera." (Pág. 19)
"Enquanto cochilamos, sinto uma coisa que nunca senti. Uma proximidade que não é apenas física. Uma conexão que desafia o fato de que acabamos de nos conhecer. Um sentimento que só pode vir da mais eufórica das sensações: a de pertencer a alguém." (Pág. 25)
"A bondade tem a ver com quem você é, enquanto a gentileza tem a ver com o modo que você quer ser visto." (Pág. 52)
"Estou aprendendo que uma vida não é real até alguém mais conhecer sua realidade. E quero que minha vida seja real. Se eu me acostumei à minha vida, será que outra pessoa conseguiria? Se ela acreditar em mim, se sentir a grandiosidade como eu sinto, vai acreditar nisso. E se não acreditar em min, nem sentir a grandiosidade, então simplesmente vou parecer mais uma pessoa maluca solta no mundo. Não tenho muito a perder. Mas, sem duvida, vai parecer que perdi tudo." (Pág. 80)
"— Nós vamos encontrar um jeito - respondo.
— Isso não é uma resposta. É uma esperança.
— A esperança nos trouxe até aqui. Não as respostas." (Pág. 178) 
"— Você não pode me deixar agora. Tenho mais perguntas. - Não tenho coragem de responder a ele que esse é o jeito errado de pensar sobre o mundo. Sempre haverá mais perguntas. Toda resposta leva a mais perguntas. O único meio de sobreviver é abrindo mão de algumas." (Pág. 186)
"Explico que os livros têm sido minha companhia durante todos esses anos, as constantes do dia a dia, as histórias as quais sempre posso retornar, mesmo quando a minha está sempre mudando." (Pág. 193) 
"Se você olhar para o centro do universo, existe frieza lá. Um vazio. No final das contas, o universo não se importa conosco. O tempo não se importa conosco. Por isso, temos que cuidar um do outro." (Pág. 275)
"As lágrimas estão aflorando em meus olhos, descendo pelo meu rosto, No início, não compreendo, afinal, não conheço ninguém neste recinto. Não sou parte disso nem nunca serei parte de algo assim. Sei disso há algum tempo, mas você pode saber de algo durante anos sem que isso realmente o atinja. Agora está atingindo. Nunca vou ter uma família para chorar por mim. Nunca vou ter pessoas sentindo em relação a mim o mesmo que sentem em relação ao avô de Marc. Nunca vou deixar o rastro de lembranças que ele deixou. Ninguém nunca vai me conhecer nem saber o que fiz. Se eu morrer, não haverá corpo, nem funeral para ir, nem enterro. Se eu morrer, ninguém além de Rhiannon, saberá que estive aqui." (Pág. 231)



Todo Dia
David Levithan




Vocês costumam fazer muitas marcações nos livros? Gostam de reler depois?
Espero que tenham gostado desse formato de post.

Au revoir ♡

Nenhum comentário:

Postar um comentário




Sabia que, a cada vez que uma pessoa sai de um blog sem comentar, um livro maravilhoso é queimado? É verdade esse bilete (hehe' :P). Então, que bom que está comentando! Um livro maravilhoso será salvo!!!

Brincadeiras à parte, obrigada por deixar um pouco de carinho. É sempre bom ouvir sua opinião! :)

Lembre-se sempre de marcar a caixinha "Notifique-me" do lado direito para ser notificado quando eu responder seu comentário (respondo todos). <3