17/05/2022

Decoração
5 estilos de cabeceira para se inspirar

Imagem: Studio Mcgee

Quando reformamos a casa, comecei a planejar como seria meu quarto e uma das coisas que eu mais queria era uma cabeceira bonita, que protagonizasse a decoração, porque além de ter um quarto pequeno e a janela ficar acima da cama (logo, tive que escolher cores contrastares pois a cama fica na frente da cortina, o que foi grande empecilho no quesito liberdade na hora da decoração), essa é a primeira visão que temos ao chegar na porta do meu quarto. No fim das contas eu amei minha escolha e amo o jeito que meu quarto ficou.

Como aconteceu no meu caso, a cabeceira da cama é um item que pode ser facilmente escolhido para o foco da decoração de um quarto, com escolhas mais chamativas e contrastantes (como eu fiz), mas também pode ficar em segundo plano e mesmo assim, compor um belo e agradável ambiente, conversando com o resto da decoração mas sem se sobressair demais. Bora ver os dois casos na prática? Trouxe várias inspirações bacanas para vocês, então vamos conferir agora...

Cabeceira de metal


A cabeceira de metal é um ótimo exemplo de protagonismo. Foi minha escolha para meu quarto. Dependendo da cor do item e da cor da parede, ela vai ganhar mais ou menos destaque, mas sem deixar a decoração sem graça. Designs mais retos e polidos em tons escuros remetem ao minimalismo e até mesmo a algo mais moderno e limpo. Arabescos, curvas e cores claras e pastéis dão ao quarto um ar mais romântico. 


O metal preto remete muito ao estilo industrial, mas é super possível misturar estilos e deixar a decoração maravilhosa, aproveitando o melhor de cada estilo sem pesar demais em nenhum. Na primeira e na segunda imagem temos ótimos exemplos. Na primeira há a mistura do estilo clássico (boiseries) com o metal, que deu uma quebrada nesse primeiro estilo mas no geral ornou perfeitamente com ele e ao mesmo tempo conferiu a elegância a qual ele remete devido a escolha do metal dourado. Já a segunda foto mescla três estilos: industrial (cabeceira de metal), boho (mesa de cabeceira de rattan) e clássico (boiseries na parede). Nesse caso, a cabeceira não é a protagonista, mas perceba como ficou bem bacana também.


Cabeceira de vime, palha, junco, rattan...


Utilizar materiais naturais, como palha, junco, rattan e vime também resulta em cabeceiras muito interessantes. Esses materiais remetem ao estilo boho e ao estilo nórdico (tudo depende das composições), e combinam muito com tons quentes e plantas, mas como eu já comentei, sempre é possível misturar estilos, desconstruir e criar ambientes únicos. Ah, não posso deixar de citar que já fiz um post aqui no blog falando especialmente sobre esses materiais na decoração. Confira o post na íntegra aqui!


Cabeceira estofada


Um estilo de cabeceira que tenho visto muito em perfis de arquitetura são as cabeceiras estofadas. Dá para usar a criatividade: há as mais comuns, as moduladas retangulares ou arredondadas e as que remetem a um painel e vão de parede a parede. 


Confesso que estou apaixonada nessas em estilo painel.


Cabeceira criativa


Se o intuito é ter uma cabeceira diferente, a criatividade pode ir longe: Partes de móveis antigos, pedaços de madeira, corda náutica e até livros viram objeto de decoração no quarto. Também há a possibilidade de bolar algo com um arquiteto, e olha só que legal a cabeceira da última foto: tem até luz!


Cabeceira com capitonê


Não podia deixar de falar da cabeceira com capitonê, que também remete ao estilo mais clássico e confere um ar de requinte à decoração. Quando em cores neutras, pouco contrastantes com a decoração e em designs mais simples e sem detalhes, passam a impressão de uma sofisticação mais "limpa". É para pessoas que gostam de móveis clássicos, mas preferem ambientes menos carregados. Entretanto, quanto mais arabescos, contrastes, pátina, curvas e detalhes, mais atenção chamará e mais pesará na decoração, o que pode ser balanceado ao escolher o resto dos itens em tons mais claros ou, se o objetivo não for balancear e sim investir, seguir essa temática a fundo, selecionando móveis nesse estilo para o quarto todo.

Uma loja que possui vários modelos lindos de cabeceira em capitonê é a Atelier Clássico. Olha só algumas peças que estão no site (lembrando que eles personalizam totalmente de acordo com o gosto do cliente, de forma que é possível escolher a pintura da madeira, o tecido e o até o tipo de verniz):




No site da Atelier Clássico você também encontra outras cabeceiras e todo tipo de móvel nos mais variados estilos para deixar seu quarto e sua casa ainda mais bonita. Vale a pena conferir!



Gostaram das inspirações? Qual você curtiu mais?
E agora, me conta: e sua cabeceira, como é?


Au revoir ♡

Nenhum comentário:

Postar um comentário




Sabia que, a cada vez que uma pessoa sai de um blog sem comentar, um livro maravilhoso é queimado? É verdade esse bilete (hehe' :P). Então, que bom que está comentando! Um livro maravilhoso será salvo!!!

Brincadeiras à parte, obrigada por deixar um pouco de carinho. É sempre bom ouvir sua opinião! :)

Lembre-se sempre de marcar a caixinha "Notifique-me" do lado direito para ser notificado quando eu responder seu comentário (respondo todos). <3