Alguém mais assistiu a série Bridgerton e ficou babando nos figurinos e nas decorações de todas as cenas? Amo prestar atenção nesses detalhes e, na série, o design dos ambientes eram majoritariamente elegantes, clássicos e belíssimos, condizentes com a época e classe social dos personagens. Impossível não imaginar como seria viver naquele período, usar aquele tipo de vestuário e morar naquelas casas lindamente decoradas. Claro que é impossível conseguir, de fato, viajar no tempo e fazer com isso aconteça. Porém, felizmente podemos resgatar, sim, algumas coisas do passado e aplicá-las ao presente, e o estilo de decoração é um exemplo.
Afinal, o estilo clássico é tradicional; sobrevive ao tempo.
Bridgerton estreou em janeiro na Netflix e é inspirada em uma outra série, porém literária, da autora nova-iorquina de romances de época Julia Quinn (ainda não li nenhum livro dela mas pretendo). O enredo se passa na Inglaterra do século 19, auge das decorações de luxo da era vitoriana. Nessa mesma época, o estilo provençal (ou provinciano) caiu no gosto do populares na França, remontando, de forma acessível, estilos que faziam sucesso entre a classe burguesa, inclusive entre a da já citada Inglaterra.
O estilo provençal é uma vertente do estilo clássico e surgiu em Provença, no sudeste da França (daí o nome!), como uma forma de os populares replicarem os estilos que mais faziam sucesso na decoração das casas, mansões e palácios das classes mais altas, porém, de uma forma que "cabia no orçamento". Portanto, o estilo provençal tem um quê de outros estilos (como os estilos Regência, Imperial, Louis XV e Neoclássico) e é caracterizado por combinar ornamentos, molduras, arabescos e texturas simples com tecidos de diferentes padronagens (como listras, florais, xadrez e toile). Formas mais arredondadas e entalhes na madeira, que aparece em tons naturais ou laqueada, também se destacam.
Apesar de toda a elegância que transmitem, não são tão rebuscados e suntuosos como os que os inspiraram, mas apresentaram o que a população almejava: beleza, sensação de riqueza e durabilidade. Inclusive a pátina surgiu como forma de fornecer à mobília de inferior qualidade dos menos abastados aparência mais refinada e elegante, ao mesmo tempo em que cobria imperfeições na madeira - tanto que, hoje, é conhecida como "pintura provençal". Desse modo, tal estilo de pintura virou uma marca dos móveis provençais, entretanto não é algo obrigatório no estilo, assim como não é requerido que os móveis sejam sempre brancos como algumas pessoas acreditam.
Há a impressão de que é necessário bastante espaço e cômodos amplos para utilizar o estilo provençal na decor, mas na verdade ele pode ser empregue em qualquer ambiente de qualquer tamanho de casa ou apartamento. É fato que mobília provinciana costuma ser pesada, grande e imponente, e as casas hoje em dia são cada vez menores e isso pode deixar algumas pessoas com o pé atrás na hora de adquirir móveis clássicos. Mas não é necessário deixar a casa completamente no estilo, caso não queira. Basta, em moradias com cômodos pequenos, adotar estratégias pra o ambiente não ficar muito sobrecarregado, levando pitadas pontuais do estilo para a decoração. Porém, não é tão fácil achar móveis desses estilos, principalmente que sejam bonitos e de qualidade... portanto a loja ATELIER CLÁSSICO é perfeita para quem busca tudo isso, ama decoração de ambientes e está a procura de belos móveis inspirados nas vertentes do estilo clássico.
Para te mostrar que é possível aplicar, em qualquer casa e ambiente, o estilo provençal na decoração, trouxe dicas e inspirações com móveis da loja. Bora conferir!
Como utilizar móveis provençais na decoração?
Como eu já citei, a não ser que realmente queira, não é necessário fazer toda a decoração do cômodo exclusivamente no estilo provençal. Mescle estilos com móveis estratégicos, porém, deixando os móveis provençais como destaque no cômodo (uma vez que chamam bastante atenção por si só).
Aliado a isso, você pode acrescentar toques provincianos em sua casa, seja no estilo dos puxadores de mobília, seja na paleta de cores escolhida, seja em molduras de espelho e de porta-retratos, seja no papel de parede ou na aplicação de molduras de gesso e boiseries... Dessa forma,é possível encontrar o equilíbrio perfeito que as pessoas tendem a buscar para seus lares hodiernamente: o belo, ao mesmo tempo aconchegante e prático (e, de bônus, uma pitada de romantismo que o provençal acrescenta na decor).
Aliado a isso, você pode acrescentar toques provincianos em sua casa, seja no estilo dos puxadores de mobília, seja na paleta de cores escolhida, seja em molduras de espelho e de porta-retratos, seja no papel de parede ou na aplicação de molduras de gesso e boiseries... Dessa forma,
Aqui, é possível ver como usar móveis estratégicos e pontuais do estilo provençal na decoração agrega um certo charme, ao mesmo tempo que não deixa o ambiente carregado.
Caso queira uma decoração majoritariamente provençal no ambiente, tente utilizar os móveis em cores mais claras e coloque alguns pontos de cor. Ao utilizar móveis brancos tome cuidado com a escolha das cores, estampas e objetos que irão compor a decoração para não ficar muito infantilizado
A cama de madeira maciça ganha um lindo destaque com paredes brancas e cores neutras. Eu amo!
Uma (ou duas) poltronas provençais na sala conferem ao ambiente um charme inquestionável. Caso queira apostar em apenas um móvel provençal para a sala, essa pode ser uma boa aposta.
Os tons terrosos da madeira dão um ar super aconchegante a qualquer ambiente.
Ao utilizar toda a mobília em madeira maciça no estilo provençal, o local passa a sensação de elegância e formalidade, com um leve toque romântico. Porém, fica lindo combinar esses móveis com outros mais adornados, com trabalho em pintura de outras cores, por exemplo.
Depois desse post, fiquei morrendo de vontade de redecorar meu quarto (e comprar uma poltrona provençal lindona para já!). Na loja Atelier Clássico você encontra esses e outros móveis de vários estilos para enriquecer sua decor. Mas vamos combinar que o clássico provençal é um dos mais lindos, né?
Me conte, qual seu estilo favorito de decoração?
Espero que tenha gostado!
Au revoir ♡
Eu adorei esse post! Amei a série e realmente parece distante incluir esse estilo decorativo nas nossas vidas, mas você mostrou muitas ideias boas <3
ResponderExcluirAdorei a sua postagem, eu ainda não assisti essa série, mas ela está na minha lista de pendências para ver. hehe
ResponderExcluirEu amo esses estilos de móveis, porque são únicos e com um estilo maravilhoso!
Eu adoro a loja da Atelier, mesmo os móveis sendo um pouco caros, vale a pena o investimento, afinal, deixar nossa casa com um toque vintage/retrô não tem preço. *--*
Estou te seguindo de volta!
Beijos.
Diário da Lady