23/08/2020

Resenha Literária
Tudo nela brilha e queima
Ryane Leão


Autor(a): Ryane Leão | Título Original: Tudo Nela Brilha e Queima | Editora: Planeta de Livros
Ano: 2017 | Páginas: 192 | Skoob: Adicione | Compre: Amazon
Tudo Nela Brilha e QueimaSinopse: Livro de estreia de Ryane Leão, mulher negra, poeta e professora, criadora do projeto onde jazz meu coração, com mais de 150 mil seguidores nas redes. "A poesia é minha chance de ser eu mesma diante de um mundo que tanto me silencia. é minha vez de ser crua. minha arma de combate. nossa voz ecoada. nossa dor transformada. nela eu falo sobre amor, desapego, rotina, as cidades que nos atravessam, os socos no estômago que a vida dá, o coração desenfreado, a pulsação que guia as estradas, os recomeços, os dias, as noites, as madrugadas, os fins, os jeitos que a gente dá, as transições, os discos, os tropeços, as partidas, as contrapartidas, os pés firmes que insistem em voar, e tudo isso que é maluco e lindo e nos faz ser quem somos."
A professora e cuiabana Raynne Leão começou a compartilhar seus poemas em blogs, lambe-lambes, artes de rua, saraus e slams e por meio, principalmente, do instagram e facebook. Com muitos compartilhamentos, likes e pessoas sentindo-se representadas por meio das palavras da cuiabana, veio o lançamento do livro. Entre curtos poemas e pequenos textos, a autora fala sobre diversos temas como amor, relacionamentos, luta, autocuidado, empoderamento feminino, identidade e autoestima. Voltado e escrito, essencialmente, para mulheres, mas é capaz de atingir todas as pessoas e despertar reflexões também.


Livros de poemas contemporâneos tornaram-se muito populares até mesmo entre pessoas que não costumavam ler o gênero, principalmente depois do lançamento dos livros da Rupi Kaur (Outros Jeitos de Usar a Boca) e da Amanda Lovelace (A Princesa Salva a Si Mesma Nesse Livro), que fizeram bastante sucesso tanto lá fora quanto aqui no Brasil também. Confesso que é meio difícil conhecê-los sem compará-los, e por mais que cada um tenha sua particularidade, acaba dando aquela sensação de "mais do mesmo".

O livro de Ryanne apresenta poemas curtos e bem livres, com mensagens rápidas, linguagem simples e temas demasiadamente cotidianos. Tudo isso ajuda a aproximar o leitor e torna mais fácil a identificação com os poemas, levando-o até mesmo a ser ver em alguns. Como eu citei no começo do post, o livro passeia entre poemas sobre amor, relacionamentos abusivos, luta, autocuidado, empoderamento feminino, autoestima, etc. Os temas são aleatórios, ou seja, os poemas não seguem uma ordem e esse é um ponto positivo a meu ver, uma vez que torna a leitura menos cansativa. Muitos dos poemas são autobiográficos, retratando um pouco das experiências que a autora realmente viveu e isso os torna ainda mais sensíveis. Há um poema por página e alguns deles possuem menos de cinco linhas, além de alguns textos também.


É uma leitura super rápida e com muitas reflexões. O tipo de livro que incentiva, que aconselha, que perturba e que acalma. Não se tornou meu favorito da vida, mas eu gostei bastante. Me identifiquei em certos pontos e salvei muitos poemas que me marcaram (esses das fotos são alguns deles).

Falando das fotos do post, gostaram? Eu resolvi variar um pouco para essa resenha e tentei sair do padrão de sempre. Foi muito divertido escolher os poemas e pensar em uma composição com eles que ficasse bacana para as fotos. Eu gostei muito do resultado, espero que vocês também.


Se você gosta de poemas contemporâneos, irá gostar dessa leitura.
Ganhou quatro novelinhos em minha classificação.

OBS: Esse livro contém algumas passagens picantes e hot (+18)
Tudo Nela Brilha e Queima é um livro nacional.




Tudo Nela
Brilha e Queima
Ryane Leão



Sobre a autora

Ryane Leão
 Ryane Leão
 Site • Skoob • Instagram Facebook
Ryane Leão é mulher preta, professora e poeta cuiabana que vive em São Paulo. Estudou Letras na UNIFESP. Em 2008, começou a divulgar seus textos em "lambe-lambes" que espalhava pela cidade, e também pela internet com o projeto Onde jazz meu coração, além de recita seus poemas em saraus e slams. Seu trabalho é pautado na resistência das mulheres e focado na luta e no fortalecimento pela arte e pela educação.

Au revoir ♡

Um comentário:

  1. Oi, Polyana como vai? Eu particularmente gosto de livros deste gênero, no entanto este aí eu não li, mas certamente iria gostar de lê-lo. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir




Sabia que, a cada vez que uma pessoa sai de um blog sem comentar, um livro maravilhoso é queimado? É verdade esse bilete (hehe' :P). Então, que bom que está comentando! Um livro maravilhoso será salvo!!!

Brincadeiras à parte, obrigada por deixar um pouco de carinho. É sempre bom ouvir sua opinião! :)

Lembre-se sempre de marcar a caixinha "Notifique-me" do lado direito para ser notificado quando eu responder seu comentário (respondo todos). <3