08/02/2020

Resenha Literária
Esta é uma história de amor
Jessica Thompson


Autor: Jessica Thompson | Título Original: This is a Love Story | Editora: Novo Conceito
Páginas: 400 | Ano: 2014 | País: Inglaterra | Skoob: Adicione | Compre: Amazon
Esta É Uma História de AmorSinopse: Um rapaz conhece uma menina e a menina se apaixona pelo rapaz – até aí, nenhuma novidade. Mas, com Sienna e Nick, as coisas não acontecem do jeito que costumam acontecer nas histórias de amor. Tudo bem que ela o achou superparecido com o Jake Gyllenhaal, seu ator preferido. E ele teve o maior frio na barriga quando viu aqueles lindos olhos azuis-escuros no metrô. Nada disso importa quando a gente está fechado para balanço. Ela é frágil... Tem tantos segredos. E ele não está a fim de nada sério. Engraçada e ao mesmo tempo triste, esta é a história de duas pessoas destinadas a não ficarem juntas... mesmo sendo a coisa que elas mais querem no mundo.
Quem nunca andou de ônibus/metrô e trocou olhares com alguém que nunca mais viu (e desejou haver um aplicativo que fosse capaz de encontrar essas pessoas, mesmo sem saber nenhuma informação sobre elas)? Foi justamente isso que aconteceu com Sienna. Ela se apaixonou por um homem simples e charmoso no metrô após ele levantar o olhar do jornal que lia, achando graça da matéria de um esquilo e perceber que ela o encarava. Mas enquanto ela decidia qual a melhor hora de olhá-lo novamente sem assustá-lo, ele sumiu. E essa é hora que bate uma pequena invejinha da garota, pois, ao contrário de nós, que nunca mais encontramos essas "paixonites do transporte público", ela tem uma feliz (ou nem tão feliz assim) surpresa ao descobrir que ele trabalha no mesmo local que ela. É o funcionário que estava de férias, Nick, e todos fofocavam sobre ele ter levado um pé na bunda de uma funcionária da editora e ficar um verdadeiro farrapo. Eles saem juntos em uma viagem à trabalho e aí começa uma grande amizade...

"A maioria das pessoas que anda de metrô tenta perder-se nas profundezas de um livro, esconder-se atrás de um jornal ou adentrar algum reino musical. Elas só passam umas pelas outras. Fazer algum tipo de contato, e um contato amigável, é simplesmente um milagre. Então lá vamos nós." (Página 13)
Enrolação. É essa palavra que me vinha à mente quando estava lendo esse livro. Eu gosto de romances e de livros do gênero, e sei que neles vários obstáculos e reviravoltas aparecem para impedir que o casal fique junto logo de cara mas em "Esta é uma história de amor" esse fato  é totalmente fora do normal. Comecei a questionar até mesmo o título e pensar "se é uma história de amor, então porque o amor NÃO ACONTECE?!". Após refletir, percebi que na verdade isso é algo recorrente na vida real: muitas pessoas não se declaram por acharem que seriam rejeitadas ou que o interesse romântico não as veem com os mesmos olhos mas, ás vezes, os dois estão interessados e nenhum toma atitude por esse tipo de insegurança e terminam não ficando juntas.

Apesar de ao meu ver a história ser um novelo sendo enrolado e não desenrolado como o esperado, continuei firme na leitura porque os personagens, principalmente os secundários, eram muito cativantes. Nunca imaginei que isso aconteceria, mas achei as histórias paralelas de Pete e George bem mais interessantes que a dos personagens principais. Falando em personagens, todos são muito cativantes pelo fato de serem bastante críveis, do tipo gente como a gente. Todos eles têm suas qualidades mas nenhum é perfeito, nem os principais.



Sienna é bondosa, altruísta, simpática, romântica mas super insegura e baixa auto-estima, o que a faz acreditar que Nick nunca olharia para ela com outros olhos. Apesar de nova é bem madura. Nick é divertido, animado e bem-humorado, e não pensa muito quando o assunto é beber, festar e paquerar. Mas quando se trata de Sienna, ele não consegue se declarar. Nick está chegando aos trinta e passa bastante tempo reclamando sobre não ter conquistado aquele padrãozinho que ele esperava já ter à essa altura da vida: Uma carreira bem-sucedida, esposa, filhos e uma bela casa.
"Minha carreira chegou a um impasse, minha vida amorosa está em frangalhos e a maioria dos meus amigos está se casando, tendo filhos ou partindo para uma vida mais significativa. Ibiza e suas consequências fizeram um bom trabalho aliviando a dor por duas semanas, mas quando acordei esta manhã fui saudado por aquela sensação horrível na boca do estômago.
Acho que é o fracasso." (Página 28)
Um fato interessante a mencionar é a abordagem feita pela autora de uma doença neurológica grave chamada narcolepsia, que faz com que a pessoa simplesmente apague do nada. Mas esses desmaios não são normais: eles ouvem tudo o que acontece e se lembram, porém não conseguem mover o corpo, como se desconectassem dele. Nunca tinha ouvido falar dessa doença, e foi muito interessante conhecer mais sobre ela. É muito legal quando ,além de nos distrairmos com a história, também adquirimos conhecimento.


Senti que a autora não conseguiu aproveitar a história de alguns personagens, principalmente as de Pete e George, ao máximo, pois ambos tinham muito mais potencial e mereciam um fim melhor. Me apeguei tanto a eles! Mas sabe quando o livro vai chegando ao fim e dá a impressão que o autor correu para amarrar todos os nós, dar um desfecho à tudo ás pressas e ficou faltando algo?  Pois é.

"- Às vezes as pessoas precisam da gente, e isso assusta tanto que as afastamos, quando, na verdade, só o que queremos é estar mais perto." (Página 114)

"Eu queria mudar o mundo. Queria torná-lo melhor. Papai sempre diz que isso é próprio da idade e que depois de um tempo você acaba desistindo de coisas assim e só se importa com o que vai fazer para o jantar ou quantos saquinhos de chá ainda restam no armário." (Página 272)
Apesar disso, a narrativa da autora é super fluida! Eu li esse livro em uma semana mesmo com a correria, e me assustei quando fui conferir quantas páginas tinham para colocar aqui na resenha. Quase não acreditei quando vi o número 398 na borda inferior da última página escrita do livro. Outra coisa que colaborou para a leitura ser dinâmica foi o fato de os capítulos serem intercalados com o ponto de vista de Nick e de Sienna. Podíamos entender os dois lados da situação, e ás vezes eu me surpreendia com isso. É quase como poder ler mentes ou algo assim. Nunca sabemos o que as pessoas realmente sentem, pensam ou querem dizer pois ás vezes o que dizem não é o que sentem de verdade. Enquanto eu lia o capítulo narrado por um e entendia a maneira como o outro agia de uma forma, quando lia a versão dele percebia que o que se passava em sua cabeça era na verdade totalmente diferente do que mostrou e do que o outro entendeu. Já tinha lido outros livros com capítulos intercalados, claro, mas nesse em especial esse detalhe ficou fantástico.

Sobre o projeto gráfico do livro, acho a capa bonita, apesar de não curtir capas que contém pessoas (ou pelo menos que mostre o rosto delas) pois destroem totalmente a imaginação do leitor. Eu, por exemplo, não consegui de forma alguma ver os personagens nesses modelos das fotos. A diagramação do livro está boa, a tipografia e tamanho da fonte usada é confortável. Gostei do detalhe de que em todos os começos de capítulo há uma frase retirada de dentro dele. Isso é uma coisa que sempre me agrada em livros pois eu fico imaginando de quem é a frase e em qual situação o personagem se encontrava naquele momento.


Esta é uma História de Amor... mas nem toda história de amor é igual, porque essa é de amor às pessoas, de amor à vida, de amor à juventude e ao aprendizado. Uma história de amor de um pai para filha, de uma filha para o pai, de dois amigos, de uma jornalista e um morador de rua. Uma história de um amor fora de hora e entre pessoas erradas. É clichê? Sim. Mas me fez refletir sobre como é fácil virar para alguém e pensar que pessoa tem uma vida perfeita sem saber o que ela realmente passa. Sobre como a vida é passageira e como tendemos pensar que nossos problemas são gigantes e não percebemos que existem pessoas com problemas muito piores que os nossos. E que nada é para sempre. Tudo acaba. Um dia chegará nossa vez de partir e a das pessoas que amamos também, por isso devemos demonstrar o que sentimos agora. E ás vezes, desejamos muito uma coisa que não pode acontecer por que não é tão simples quanto desejar que aconteça.

Se nada é tão são simples, o amor seria?


Livro 4 estrelas. Bom!




Esta é Uma
História de Amor
Jessica Thompson



Sobre a autora

Jessica Thompson
 Jessica Thompson
 Site • Good Reads • Skoob • Twitter
Nascida em Yorkshire no final da década de 80, ela viveu na França e em Kent antes de se mudar para a cidade que tanto ama. Seu primeiro romance foi escrito no começo da adolescência armazenado em um disquete! Ela gastou a maior parte da sua infância lendo seus poemas e histórias para seus pais, que a encorajaram a continuar aperfeiçoando suas habilidades como escritora. Essa paixão por escrever continuou e floresceu, e eventualmente ela virou repórter no conselho nacional para treinamento de jornalistas. Ela foi repórter de dois grandes jornais por seis anos antes de trabalhar com comunicação para organizações beneficentes e com marketing digital enquanto escrevia seus romances. Jessica ama cantar, correr, comer fora de casa e passar tempo com seus amigos. Ela atualmente estuda na Universidade Aberta. Jessica vive em North London, e este é o seu primeiro romance. Enquanto escrevia Esta É Uma História de Amor, a autora se envolveu muito com a causa da Narcolepsy UK, uma instituição de apoio aos portadores de narcolepsia.

Au revoir ♡


11 comentários:

  1. Oi, Polyana como vai? Achei a capa desse livro muito atraente. Eu não li este livro e ao ler sua resenha me parece ser uma leitura válida. Adorei sua resenha. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já eu não curto muito capas com pessoas mas aprendi a gostar dessa.

      Excluir
  2. Lembrei daquela galera que vê alguém bonito no ônibus e aí tira foto da pessoa e posta no facebook pra tentar achar, hahaha!
    Esse parece ser um livro que eu gostaria bastante de ler, me lembrou Minha Vida Fora de Série, da Paula Pimenta, onde ela conta sobre a vida da Priscilla e em um momento ela começa a namorar. A gente acompanha o romance tooodo dos dois, e em algum livro (acho que no segundo ou no terceiro) os capítulos são intercalados, cada um deles conta uma parte da história, é bem legal e eu também senti isso de poder ler a mente do personagem, hahaha! Se você nunca leu a série, acho que iria gostar!

    ResponderExcluir
  3. Que capa fofa! Não conhecia o livro, e é uma pena que a autora não tenha explorado o bastante a história de alguns personagens. Odeio isso! Porém gostei de outros pontos, sua resenha ficou maravilhosa <3

    ResponderExcluir
  4. Olá! Eu amei essa capa, mesmo não curtindo tanto capa com pessoas eu simplesmente me encantei com essa, achei a capa linda, colorida e ao mesmo tempo delicada. Gostei da história e quero ler em breve.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Achei a história bem curiosa! É o tipo de livro que com certeza eu leria hehehe parabéns pelo blog, e pelo post tão detalhado e interessante, eu amei!

    ResponderExcluir
  6. Essa semana estava buscando um livro para ler na minha estante e cogitei ler Esta é uma história de amor, mas acabei deixando de lado a ideia por medo de não ser uma boa leitura. Mas lendo sua resenha me animei com a história e lerei ele em breve. Valeu pena dica. Acho que foi um sinal para não procrastinar mais essa leitura. kkk

    ResponderExcluir
  7. Que livro,fiquei muito curiosa para ler ,pena que alguns autores deixa a desejar.

    ResponderExcluir
  8. Então, eu sinceramente não sei se quero ler rsrs fiquei bem na dúvida pq aparentemente parece aquele tipo de livro para ler depois de ressacas literárias rsrs mas por outro lado parece que tem uma enrolação básica que pode me afastar da leitura rsrs Também gostei da capa e depois que vc falou do título fiquei pensativa sobre a pegada da hist´roia, mas ter pessoas normais como a gente é ponto positivo :)

    ResponderExcluir
  9. Eu gostei TANTO das fotos que você tirou do livro, mas tanto, principalmente a primeira, que aqui na minha cabeça ele era um livro perfeito e delicioso onde as coisas aconteciam exatamente onde e como a gente quer, hahahaha. Sério, ficaram lindas!

    Mas é isso, o amor não é como a gente quer e as narrativas também não. Apesar da enrolação e do amor que parece não acontecer achei que no final o saldo foi positivo, né? Se a leitura flui bem e sua avaliação final foi boa, então valeu a pena. Eu fiquei com pena do Nick porque sei o que é chegar nesse ponto da vida e não ter ABSOLUTAMENTE NADA no lugar...

    ResponderExcluir
  10. Primeiro eu queria dizer que achei capa desse livro é muito linda e suas fotos ficaram ótimas!
    Sobre o livro, nunca tinha ouvido falar dele mas já fiquei com vontade de ler ele, parece ser uma leitura bem gostosinha de passar o tempo. E como a autora é do Reino Unido, ainda dá para colocar esse livro no desafio que estou fazendo esse ano que é de ler mais livros de autores que não são dos Estados Unidos haha
    Ótima resenha!

    ResponderExcluir




Sabia que, a cada vez que uma pessoa sai de um blog sem comentar, um livro maravilhoso é queimado? É verdade esse bilete (hehe' :P). Então, que bom que está comentando! Um livro maravilhoso será salvo!!!

Brincadeiras à parte, obrigada por deixar um pouco de carinho. É sempre bom ouvir sua opinião! :)

Lembre-se sempre de marcar a caixinha "Notifique-me" do lado direito para ser notificado quando eu responder seu comentário (respondo todos). <3