14/02/2020

Listas
12 livros que eu leria pelo título


Quem nunca comprou um livro só por causa da capa levante a mão!

Aposto que, se eu dissesse isso em meio a um grande grupo de leitores, nenhuma mão estaria erguida nesse momento. E eu sou muito suspeita para falar, sempre tenho que me controlar para não comprar livros que não me interessam simplesmente porque a arte da capa ficou primorosa (o lado design sempre grita nessas horas). Vocês também são assim? Outra coisa que me chama muita atenção são títulos. Adoro quando fogem dos clichês e conseguem inovar e instigar a curiosidade, nos levando a imaginar sobre o que se trata a história. Comigo, isso acaba virando um joguinho mental muito legal, no qual o objetivo é descobrir como aquele título se encaixará e fará sentido na trama. Se um dia eu escrever um livro, sei que ficarei bastante tempo pensando em um título bacana e que cause essa sensação nas pessoas também.

Pensando nisso, resolvi selecionar livros cujos títulos sempre me intrigaram e me deixaram com vontade de ler, mesmo sem saber absolutamente nada do que se tratam. Olha só minha lista:


(Haemin Sunim)
Acho esse título muito poético e me faz pensar em como a gente passa a levar a vida em um ritmo tão caótico quando crescemos e, por conta disso, paramos de reparar nos detalhes e nas coisas pequenas, mas importantes.

(Marçal Aquino)
Eu amo esse título comprido e sonoro.

(Manoel Herzog)
Acho que todos nós conseguimos imaginar porquê a jaca da cemitério é mais doce, né? Ok, talvez esse título cause repulsa em algumas pessoas.

(Jasmine Warga)
Acho esse título muito triste e legal. Desde a primeira vez que vi esse livro fiquei muito curiosa. 


prometo falhar
(Pedro Chagas Freitas)
Aqui, a pessoa não promete algo impossível. Ela promete falhar, e é a coisa mais sincera a prometer pois é a única certeza que temos: Todos somos falhos!

tudo nela brilha e queima

(Rayane Leão)
Uma mulher super intensa, hein.

você e outro pensamentos que provocam arrepios
(Fred Elboni)
Bastante sensual, não é mesmo? (insira aqui a música Careless Whisper do George Michael)

morangos mofados
(Caio Fernando Abreu)
Eu gosto muito desse pelo simples fato de ser praticamente impossível adivinhar o sobre o que se trata.


meu menino vadio
(Luiz Fernando Vianna)
Sei que se trata de autismo e percebi que livros com esse tema normalmente têm títulos interessantes e capas azuis, cor que representa o transtorno. Já repararam?

o fundo é apenas o começo
(Neal Shusterman)
Esse me intriga, pois não consigo decidir se é uma afirmação positiva ou negativa. O fundo é o começo porquê a pessoa conseguirá emergir e superar seus desafios ou porquê já começou mal (sentido figurado de "estar no fundo") e ficará pior? Também trata de transtornos mentais.

o que há de estranho em mim
(Gayle Forman)
Quem nunca, durante aquelas crises de identidade intrínsecas à adolescência, se perguntou isso?

precisamos falar sobre o kevin
(Lionel Shriver)
Esse livro é um belo exemplo de união perfeita de capa e título que, juntos, perturbam e instigam ao mesmo tempo. Olha só essa capa medonha, gente. Quero muito ler!


Qual livro vocês já leram/querem ler por causa do título?
Me contem nos comentários!

Au revoir ♡

12 comentários:

  1. Oi, Polyana como vai? Muito atraente sua lista. Destes aí eu já li "Meu Coração e Outros Buracos Negros" e "Morangos Mofados". O restante não li, mas tem alguns da sua lista que me interesso por lê-los, como o "Prometo Falhar" e "A Jaca do Cemitério é Mais Doce". Adorei a lista. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá! Pelo título também leria meu coração e outros buracos negros, achei essa capa linda, já o livro as coisas que você só vê quando desacelera eu li e é ótimo, leia sem medo.
    Beijocas.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  3. São títulos bem interessantes mesmo. Ainda não li nenhum deles.

    cobaiaamiga.com

    ResponderExcluir
  4. Ouvi muitooo falar de morangos mofados, comprei, mas até agora não li. Muito boa sua lista <3 estarei dando uma olhada nos livros.

    ResponderExcluir
  5. Pelo título, acho que nunca comprei nenhum livro! Mas também fico bem fascinada por algumas escolhas (inclusive, alguns dos que você colocou aqui, haha). Por outro lado, tem uns títulos que acabam em desanimando MUITO para a leitura, e às vezes sou até surpreendida quando finalmente dou uma chance.

    ResponderExcluir
  6. Normalmente eu sou mais atraída de imediato pela capa do que pelo título, mas vamos convir que um título bem selecionado é tudo,né? Daqueles que quando chega no ponto da história onde faz sentido você fica mais impactada ainda!
    Adorei ver Tudo Nela Brilha & Queima na sua lista porque é meu livro desse mês do projeto que estou participando! Adorei o A Jaca do Cemitério é Mais Doce, de fato me fez questionar por que isso define a história... As pessoas têm repulsa, mas né, é o ciclo da vida...

    ResponderExcluir
  7. Eu sou do time que se encanta por títulos e capas e compra o livro por "amor a primeira vista", hahaha!
    Da sua lista, eu leria pelo título:"As coisas que você só vê quando desacelera", "tudo nela brilha e queima", "o fundo é apenas o começo" e "precisamos falar sobre o Kevin"

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem? Ah, que criativo. Nunca tinha pensado em comprar livros apenas pelo título. Geralmente escolho pela capa ou sinopse. Aliás, tem vários que comprei porque me apaixonei pela arte da capa. Alguns já comprei pela "fama" do autor como é o caso da Tana French. Ela tem cinco livros publicados no Brasil se não me engano todos pela Rocco. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  9. Oi, Polyanna!

    O meu processo de escolha de livros é bem peculiar... Mas a capa é oque mais chama atenção a primeira vista ( e o que acaba o encanto nas próximas edições...) Por exemplo, o livro que você citou Prometo Falhar! é uma das minhas capas preferidas.

    ResponderExcluir
  10. De todos os livros sitados o que mais me chamou a atenção foi a jaca do cemitério é mais doce, de início achei estranho, mas tô achando o título hilário. Fiquei curiosa para ler.

    ResponderExcluir
  11. Gostei dos títulos, é um dos fatores que chamam a atenção logo de cara, né? Desses eu só conheço "Prometo Falhar", já li "Prometo Perder" do mesmo autor e é maravilhoso! Super indico <3

    Beijos!

    ResponderExcluir




Sabia que, a cada vez que uma pessoa sai de um blog sem comentar, um livro maravilhoso é queimado? É verdade esse bilete (hehe' :P). Então, que bom que está comentando! Um livro maravilhoso será salvo!!!

Brincadeiras à parte, obrigada por deixar um pouco de carinho. É sempre bom ouvir sua opinião! :)

Lembre-se sempre de marcar a caixinha "Notifique-me" do lado direito para ser notificado quando eu responder seu comentário (respondo todos). <3