15/01/2020

Papeando Sobre Livros
Por que ler é tão importante?


Você lembra qual livro despertou seu amor por leitura? Seja grato a ele! Afinal, ler é muito mais que desbravar histórias e vai além de interpretar signos e letras. Esse hábito estimula o cérebro, potencializa a capacidade de interpretação e favorece o desenvolvimento do senso crítico, tornando as pessoas questionadoras, curiosas e criativas, logo, ávidas pelo saber. Além disso, capacita o sujeito em vários âmbitos (intelectualmente, politicamente e culturalmente) para atuação na sociedade. Segundo Marcel Proust, escritor francês, "A leitura leva o homem à ciência de seu próprio ser e do mundo ao redor, exercendo papel salutar na vida das pessoas".

desenvolvendo a empatia
É indubitável que ler nos torna cidadãos melhores. Com os livros narrados em primeira pessoa, desenvolvemos a empatia. Passamos a enxergar outros pontos de vista de uma mesma situação e criamos certa tendência a nos colocarmos no lugar do outro, o que nos torna menos tolerantes e vulneráveis ao preconceito e à discriminação.
"Se eu pudesse dar apenas um conselho, tivesse apenas uma chance de passar um recado, seria: leia, leia, leia, leia." (Gladys Mariotto)
Está vendo? Ler é um dos hábitos mais maravilhosos que podemos ter!


leitura, educação e mercado de trabalho
Se esse hábito começa desde cedo, melhor ainda! Segundo estudo divulgado no primeiro semestre de 2019 pelo Journal of Developmental and Behavioral Pedriatrics, uma criança que lê um único livro por dia aprende 290.000 palavras a mais do que as que não leem. Caso o número de livros aumente para 5, o vocabulário desse pequeno assíduo leitor acresce 1,4 milhões de palavras. Surpreendente, não é mesmo? Além disso, a leitura é uma das bases para construção da educação que, por sua vez, é um dos fatores mais importantes para a perspectiva de melhora da qualidade de vida. Quem se acostuma a ler desde cedo tem menos dificuldade com os estudos, com leituras obrigatórias e com interpretação de texto e tende a atingir níveis de escolaridade mais altos.

Quanto mais estudo, melhores oportunidades de trabalho: segundo censo de 2010 do IBGE, profissionais com curso superior ganham 220% a mais do que aqueles sem qualificação educacional.
"O verdadeiro analfabeto é aquele que sabe ler e não lê." (Mario Quintana)

senescência lúcida
Os benefícios da leitura não param por aí. Você sabia que uma pessoa que exerceu elevado nível de atividade mental durante a vida, ou seja, dentre outras coisas, leu muitos e variados livros, tende a ter uma velhice mais lúcida? E, ainda, segundo o neurologista André Matta, professor da UFF, ler previne uma das doenças mais temidas: o alzheimer (alie leitura com palavras cruzadas e potencialize a prevenção).

E aí, já leu um pouquinho hoje?

Au revoir ♡

18 comentários:

  1. Oi, Polyana como vai? Ótimo post, ler realmente melhora a vida de cada indivíduo indubtavelmente para melhor. Pena que, infelizmente grande parte da população brasileira não tem esse costume de ler periodicamente, é de fato uma pena, contudo eu tenho esperança que esse dado estatístico melhore com o tempo, assim eu espero. Adorei. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, viu! Eu tento incentivar todos à minha volta, sempre.
      Obrigada pela visita :)

      Excluir
  2. Confesso que lia muuito mais, hoje em dia, é raro eu pegar um livro e isso é algo que quero mudar com urgência. Ler é aprender, é abrir a mente, os horizontes, é mudar a nossa forma de ver a vida! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloque de meta para esse novo ano e tente! Como eu disse o post, há inúmeros benefícios, além, é claro, do prazer de ler e viajar nos mais diversos mundos sem sair do lugar. Você não vai se arrepender de voltar a ler mais :)

      Excluir
  3. Oi, Polyana, tudo bem? Eu me lembro bem da primeira vez que me encantei por um livro. Eu tinha 6 anos e minha mãe me levou na Bienal do Livro. Me senti no paraíso! Saí de lá com muitos livrinhos e desde então não parei mais de ler.
    A leitura se tornou parte essencial da minha vida e sempre que posso dou livros de presente, pois acredito que a literatura salva vidas.
    Parabéns pelo post, abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, que legal sua mãe, de algum modo, ter te incentivado! Quanto amor! E que ótimo saber que esse hábito perdura em sua vida. Muito legal seu gesto de dar livros de presente. Você pode mudar a vida de alguém com esse simples ato!

      Obrigada pela visita! :)

      Excluir
  4. Olá, Polyana.
    Ler é necessário. Quando meu pai começou a ter sinais de Alzheimer o médico já indicou leitura. Eu acho que não teve um livro que me despertou o amor pela leitura porque eu já amava os livros antes de aprender a ler hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, eu sempre digo para minha mãe ler mais, pois ela é muuuuito esquecida e temo que ela desenvolva essa doença. Inclusive falei com ela que o médico recomendou leitura para seu pai... e hoje, ela decidiu ler antes de dormir:)

      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  5. Ler me acalma, é tudo de bom!

    cobaiaamiga.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente! Eu me sinto outra pessoa quando não estou lendo nada. Ler mexe com meu cérebro, com minha criatividade e até com meu raciocínio. Não me imagino sem livros :)

      Obrigada pela visita!

      Excluir
  6. Gostava muito de ler mais!

    https://blogda-joana.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Que amor de publicação!
    Eu não tinha o hábito de leitura quando criança, mas não culpo os meus pais. Eles fizeram tudo o que podiam para estimular a minha criatividade de despertar o meu interesse por diversos assuntos. Comecei a gostar na adolescência! Depois acabei deixando de lado, por conta das leituras "obrigatórias" na escola. Mas hoje, nossa eu AMO ler e me sinto mal se não ler pelo menos uma página por dia.

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes tarde do que nunca, não é mesmo? O importante é ler, ler e ler. Eu também me sinto mal quando não leio e sinto os efeitos que a falta de leitura me causa (eu fico bem mais criativa, com raciocínio mais acelerado, escrevo melhor e minha memória fica mais rápida quando leio bastante).

      Muito obrigada pelo comentário! <3

      Excluir
  8. Olá!
    Ler é essencial para nosso desenvolvimento, é bom para tudo e com isso treinamos a mente, corpo e é a forma mais comum de ter um diálogo.
    Amo ler e acho que esse hábito pode ser desenvolvido por todos.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem? Quem lê, sempre estará na frente de todas as situações que lhe forem impostas. Ler é essencial para vivermos e termos qualidade de vida. Como você disse, vai além de interpretar signos e letras, mas nos facilitar nosso acesso ao mundo competitivo que vivemos sem passarmos muitas dificuldades. Gostei demais do post.

    ResponderExcluir
  10. Ler realmente é incrível e só tem benefícios, haha! O primeiro livro que eu li totalmente sozinha (e entendi a história) se chama Marina e o Pirata. Acho que li com 7 anos. Guardo ele até hoje com muito carinho! <3

    ResponderExcluir
  11. Oioi, tudo bem? Minha mãe me acostumou a ler desde pequena e, realmente, isso me fez melhorar em muitas coisas, dentre elas, a minha escrita. Fiquei com uma dúvida no seu post... quando você diz sobre a criança ler um único livro por dia, o estudo se referia a ler integralmente? Pois 1 ainda me parece viável, mas, 5, um tanto quanto exagerado. Suponho que não seja integralmente, mas resolvi perguntar mesmo assim. Abs!

    ResponderExcluir




Sabia que, a cada vez que uma pessoa sai de um blog sem comentar, um livro maravilhoso é queimado? É verdade esse bilete (hehe' :P). Então, que bom que está comentando! Um livro maravilhoso será salvo!!!

Brincadeiras à parte, obrigada por deixar um pouco de carinho. É sempre bom ouvir sua opinião! :)

Lembre-se sempre de marcar a caixinha "Notifique-me" do lado direito para ser notificado quando eu responder seu comentário (respondo todos). <3