17/01/2020

Indicação de Série
Anne (With an E), a série "quentinho no coração" de uma menina à frente de seu tempo


Hoje vim falar de uma série inspirada nos livros de Lucy Maud Montgomery e que encantou não somente a mim, como também minha mãe devido a imensa delicadeza e inocência que apresenta, apesar de também abordar temas pesados e importantes, gerando reflexão de forma extremamente leve. Com linda fotografia, cenários maravilhosos e personagens cativantes, com certeza é uma série para assistir junto com a família e maratonar numa tarde de domingo. Bora falar mais de Anne With An E!

Ficha Técnica
  Estreia: 2017
  Temporadas: 3.
  Diretores: Niki Caro, Paul Fox, Sandra Goldbacher, Patricia Rozema, Helen Shaver, Amanda Tapping e David Evans.
  Elenco: Amybeth McNulty (Anne Shirley), Lucas Jade Zumann (Gilbert Blythe), Kyla Matthews (Ruby Gillis), Geraldine James (Marilla Curthbert), Dalila Bela (Diana Barry), Corrine Koslo (Rachel Lynde), Aymeric Jett Montaz (Jerry Baynard), Helen Johns (Sra. Eliza Barr), Christian Martyn (Billy Andrews) e Robert Hilmes Tomson (Matthew Curthbert).
  Roteirista: Moira Walley-Beckett.
  Fotografia: Bobby Shore.
  Trilha Sonora: Amin Bhatia e Ari Posner.
  Distribuidora: CBC/Netflix.
Sinopse: Depois de treze anos sofrendo no sistema de assistência social, a orfã Anne é mandada para morar com uma solteirona e seu irmão. Munida de sua imaginação e de seu intelecto, a pequena Anne vai transformar a vida de sua família adotiva e da cidade que lhe abrigou, lutando pela sua aceitação e pelo seu lugar no mundo.
Fim do século XIX, Ilha do Rei Eduardo, Canadá. Anne Shirley perdeu seus pais aos 3 meses de idade devido a uma grave doença. Sozinha no mundo, a garota trabalhou toda a sua vida em lares como babá e empregada em troca de comida e teto, mas após um incidente na última casa onde esteve é devolvida e recolocada no orfanato (onde passa maus bocados). Até que o grande dia chega para a menina, que não se contem de felicidade: Ela será adotada por um casal de irmãos solteiros, Matthew e Marilla Cuthbert e fará tudo para impressioná-los, já que percebe que essa será a grande chance de sua vida.

Quando Matthew vai até a estação de trem buscar a criança, percebe que houve um mal entendido. Eles pretendiam adotar, na verdade, um menino para ajudar na fazenda e aconteceu um grave erro, já que o orfanato mandou Anne no lugar de um garoto. Desnorteado, o homem resolve levá-la para casa até conseguirem resolver o mal entendido e trocá-la por um menino, que desejavam desde o começo. No caminho, Matthew começa, sem perceber, a se encantar pela menina espontânea, faladeira, criativa e facilmente impressionável... mas o problema está em casa: Marilla não cairá nas graças dessa ruivinha tão facilmente.


Assombrada com a possibilidade de ser devolvida, Anne começa a tentar provar que é capaz de fazer tudo que um menino faria e que será de grande utilidade para os irmãos. Lembrando que, por mais que hoje o pensamento de estarem adotando uma criança para realizar os afazeres de uma fazenda assuste e seja fora da realidade em que vivemos, estamos falando de uma história se passa no fim do século XIX. 

Vemos em Anne uma gigante determinação e um espírito naturalmente feminista numa época em que o termo e conceito sequer existiam. Muitas vezes ela questiona o fato de as mulheres terem que passar o tempo bordando, fazendo tarefas domésticas e sendo ensinadas desde cedo a se tornarem esposas, de forma que o casamento e a formação de uma família se torna o único foco e anseio da vida delas. Mas não nossa protagonista. Ela compreende que a mulher pode ter uma família e ao mesmo tempo trabalhar, estudar e ser independente e começa a abrir os olhos das amigas também. Anne é uma menina à frente de seu tempo.


Após grande insistência, Anne acaba por ser aceita pelos Cuthbert e adotada pelos irmãos. A partir daí, os problemas e preocupações de Anne mudam totalmente de figura. A menina começa a frequentar a escola e, apesar de ficar muito empolgada em aprender, percebe que não será nada fácil lidar com os colegas de turma.

A série aborda vários temas importantes ao longo das três temporadas, conforme novos personagens e suas respectivas histórias pessoais vão entrando na trama. Dentre os temas há bullying, preconceito racial, homossexualidade, luto, amor, igualdade de gênero, feminismo, descobertas da adolescência, padrões de beleza, auto-aceitação, liberdade de expressão, xenofobia e questão indígena, direitos humanos, dentre outros.




Anne é super romântica e gosta muuuito de ler, seu livro favorito Jane Eyre (em vários momentos a ruivinha cita algum livro ou quote da autora). Em contrapartida, já enfrentou grandes dificuldades por causa disso. Principalmente no orfanato, onde as mulheres que lá trabalhavam a puniam por estar sempre com o nariz nos livros, com a desculpa de que ler não serve para nada e que ela o fazia para fugir das obrigações.

Ainda sobre o orfanato, Anne tem vários flashbacks do tempo que viveu lá e na antiga família adotiva, onde servia de babá e empregada. Esses momentos servem para ajudar a entender a infância difícil da menina e o fato de que ela conseguiu se manter otimista, sonhadora e alegre apesar de tudo impressiona. Anne usa a imaginação mais que fértil como válvula de escape para fugir desses momentos e da dura e amarga realidade vivida. Impossível não se impressionar com a inteligência e criatividade dela.

"Minha vida é um perfeito cemitério de esperanças enterradas."

É uma série muito fofa e delicada, como já mencionei. Do tipo quentinho no coração. Na minha opinião, vale muito a pena assistir para passar o tempo quando se procura algo interessante,bporém mais leve, para ver. Além disso, por mais que no começo Anne pareça irritante, exagerada e dramática, em poucos episódios você já se verá rendido ao carisma dela e é impossível não se inspirar na garota, em sua determinação e mania de ver beleza em tudo (o que lembra um pouco a história de Pollyanna).

Anne muda a vida e as pessoas com quem tem contato. Após a chegada da sardenta em Green Gables, até o tom da vida dos irmãos Curthbert, já desbotado pelo tempo, pelas vivências, pelos sofrimentos e pela rotina, muda. Eu diria que fica muito mais... laranja. Hehe'


curiosidades sobre a série:

inspiração 
Foi baseada em uma série de livros intitulada "Anne de Green Gables" da autora Lucy Maud Montgomery. O primeiro volume publicado em 1908 e a série literária conta com 6 livros que acompanham o crescimento da menina da infância até a meia idade, além de alguns spin-offs. Até o momento, o seriado canadense se baseou apenas no primeiro livro, no qual Anne começa com 11 e termina com 16 anos.

atriz principal
A atriz que vive a personagem principal, Amybeth McNulty, é irlandesa mas não se engane: ela não é originalmente ruiva. Amy pinta os cabelos para viver a Anne, porém é naturalmente loira.

jane eyre 
Cada episódio é nomeado com um quote do livro favorito da Anne, "Jane Eyre", escrito pela autora Charlotte Brontë. Esse fato, em adjunto à admiração da menina pelo livro, nos faz ter imensa vontade de lê-lo.

local das filmagens 
Os locais onde se passa a história não foram criados pela autora: eles existem de verdade" Entretanto, não foram utilizados para as gravações devido ao elevado preço cobrado e ao grande fluxo de turistas e fãs dos livros na região, o que dificultaria as filmagens.

livros
A história é de domínio público mas, até o lançamento da série na Netflix, apenas 3 dos 6 livros tinham sido traduzidos para nosso Português. Entretanto, agora todos os livros estão sendo lançados pela Editora Pedra Azul e até o final de 2020 os 8 livros já estarão disponíveis (e várias outras têm lançado edições diferentes).

cancelamento
Em 2019, a Netflix divulgou o cancelamento da série, de forma que a temporada que foi ao ar dia 03/01/2020, a terceira, ficou como a última. Segundo eles, a série não estaria gerando retorno suficiente para se manter em produção. Fãs de todo o mundo estão se unindo em campanhas para que a empresa volte atrás (e até para que a Disney compre os direitos da série). Até agora, nada.


Trailer Oficial



Compre os livros

Primeiro volume

   


Continuações

     

(o 8º e último livro será lançado em março/2020)


Au revoir ♡
Instagram |  Skoob | Facebook

21 comentários:

  1. Oi
    eu adoro essa série, uma pena que a terceira é a ultima, uma serie que aquece meu coração toda vez que assisto, quero ler os livros.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, realmente é uma pena o cancelamento. Mas leia os livros sim, e continue se apaixonando pelo universo de Anne :)

      Excluir
  2. Oi Poly, tudo bem?
    Adorei a resenha da série e as curiosidades no final.
    Sei que o público é muito fiel a Anne With an E e tenho certeza que a qualidade deve ser incrível mesmo. Mas ouvi dizer que o final não ficou bacana por causa do cancelamento. Você já chegou a assistir? O que achou?
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Realmente o público é fiel e o número de pessoas que assistem é muito grande. O cancelamento foi uma grande bola fora da Netflix.

      Sobre o final, eu simplesmente odiei em vários aspectos. Foi contra muita coisa que a própria história e época pregava. Que bom que temos os livros para conferir a história original e saber como tudo acontece de verdade (a Netflix mudou várias coisas). Mas eu, mesmo assim, indico a série pela leveza, delicadeza e por tudo de bom que ela passa.

      Excluir
  3. Que post mais lindo e delicado, assim como a série! Também sou uma grande fã da mesma e estou escrevendo um post sobre a terceira temporada.
    Fiquei muito feliz quando vi que a Pedrazul traduziu e publicou os livros, pelo menos vou poder continuar com a história na imaginação.
    O que você achou do final da terceira temporada? Vamos trocar ideia!

    Beijos,
    Julia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Julia! Sim, a Pedrazul só não tinha publicado ainda o 8º, que foi publicado por agora se ão me engano. Eu cogitei muito em comprar as edições dessa editora mas ainda não decidi... Estou esperando a Editora Coerência divulgar a capa dos próximos volumes (ela vai lançar o 1º e promete que lançará todos) para escolher qual versão comprarei. Confesso que é por questão de estética da capa mesmo (já que posso escolher, vou escolher a que mais achar bonita).

      Sobre o final da 3º temporada... menina, que decepção! Entendo que aconteceu tudo de maneira corrida pois ficaram sabendo repentinamente do cancelamento e tiveram que se desdobrar para dar um fim à série... mas ao mesmo tempo, taaaanta ponta ficou solta que eu poderia passar a tarde listando várias. Mas fazer o quê, né. O negócio é abstrair, se apegar aos livros e descobrir e se encantar pela história verdadeira. Ao menos temos esse "consolo"

      Obrigada pela visita e comentário! :*

      Excluir
  4. Não tenho nem o que dizer sobre essa série, ela é maravilhosa. Estou na terceira temporada e não me decepcionei com 1 episódio! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente a série é uma gracinha! Gosto, principalmente, das primeiras temporadas. Sempre tenho vontade de rever.

      Excluir
  5. Muita gente ja me indicou essa série e cada vez que me falam fico mais encantada ja está na minha lista para assistir amei ❤️

    www.maispazeamor.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá, Polyana.
    Eu conheci a história pela série e me apaixonei. E quando li o livro, essa edição da Autêntica, amei mais ainda. Espero que eles lancem os outros porque a edição está incrível. Quanto a série estou assistindo a terceira temporada e triste porque não renovaram.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Olá. Estou agradecendo a visita e AMEI seu blog. Ele tem carinho em cada detalhe, é LINDO, amei amei amei. Além disso, aqui tem muita informação bacana de livros e séries, tava caçando isso mesmo. 😀😁

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, muito obrigada, Day! Espero que goste do conteúdo, tudo feito com muito carinho mesmo! :)

      Excluir
  8. Oi Polyana, tudo bem? Eu amei seu post, é super informativo, ficou maravilhoso! Eu ainda quero ver a série, conheço o primeiro livro, li recentemente e fiquei apaixonada por Anne e suas aventuras!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Mi! Que legal você ter lido livro, vai ter uma experiência ainda mais interessante ao ver a série (apesar de que dizem que eles modificaram MUITA coisa). Depois me conta o que achou! ♡

      Excluir
  9. Sempre ouço falar muito bem dessa série, mas me falta tempo para conferir :/
    Aliás, eu até estou acompanhando a comoção depois do aviso de que a série foi cancelada. Vi que até Chris Evans reclamou sobre o fim da série no Twitter. Tomara que a Netflix volte atrás!
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Houve muita comoção mesmo, mas quem não se comoveu foi a Netflix.
      Até hoje, nada de voltarem atrás com o cancelamento... infelizmente =/

      Excluir
  10. Uma série lindinha de mais. Eu amo. Ainda não finalizei os últimos episódios, mas já estou sentindo saudades.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um xodózinho, né? Eu já terminei e sempre tenho vontade de rever tudo, hehe'

      Excluir
  11. Eu acabei de maratonar essa série e fiquei encantada! Que história sensível e linda, nos envolve por completo! Fiquei muito triste pelo cancelamento, ainda tenho esperanças que a Netflix volte atrás.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, é uma história muito sensível e envolvente mesmo! Creio que nos livros deve ser mais ainda. Confesso que não tenho mais esperanças de a Netflix voltar atrás, mas não fico tão triste por conta da série de livros que inspirou a série televisiva, a qual podemos nos apegar e matar a saudade.

      Excluir




Sabia que, a cada vez que uma pessoa sai de um blog sem comentar, um livro maravilhoso é queimado? É verdade esse bilete (hehe' :P). Então, que bom que está comentando! Um livro maravilhoso será salvo!!!

Brincadeiras à parte, obrigada por deixar um pouco de carinho. É sempre bom ouvir sua opinião! :)

Lembre-se sempre de marcar a caixinha "Notifique-me" do lado direito para ser notificado quando eu responder seu comentário (respondo todos). <3