22/01/2020

Resenha Literária
A mulher entre nós
Greer Hendriks & Sarah Pekkanen


Autoras: Greer Hendriks & Sarah Pekkanen | Título Original: The Wife Between Us | Editora: Paralela
Ano: 2018 | Páginas: 352 | País: Estados Unidos | Skoob: Adicione | Compre: Amazon
Sinopse: Aos 37 anos, a recém divorciada Vanessa está no fundo do poço. Deprimida, morando no apartamento de sua tia, ela não tem filhos, dinheiro ou amigos verdadeiros. Ao descobrir que Richard, seu rico e carismático ex-marido, está prestes a se casar de novo, algo dentro de Vanessa se quebra. A partir de agora, sua vida irá revolver em torno de uma única obsessão: impedir esse matrimônio. Custe o que custar. Na superfície, Nellie se parece com qualquer outra jovem bela e sonhadora que veio para Manhattan começar sua tão sonhada vida adulta. Mas a personalidade tranquila que ostenta é apenas uma fachada. Em sua mente, perdura um segredo que a fez fugir de sua cidade natal e que a impede de caminhar em paz quando está sozinha. Ao conhecer Richard – bem sucedido, protetor, o homem dos sonhos – ela finalmente começa a sentir-se segura. Ele promete protegê-la de todos os males, para o resto de sua vida. Mas, de repente, ela começa a receber ligações misteriosas. Fotografias em seu quarto são movidas de lugar. O lenço que ela planejava usar em seu casamento desaparece. Alguém está perseguindo-a, alguém quer o seu mal. Mas quem?
Vanessa é uma mulher recém-divorciada, marcada por um duradouro, porém fracassado, casamento. Ela vê sua vida se transformar completamente ao se separar de um homem aparentemente perfeito e mudar da luxuosa casa onde viviam para morar no apartamento pequeno e antigo com a tia, trocando o guarda-roupa, antes com roupas de grife da alta costura e as mais belas e caras joias, por peças de liquidação da lojinha da esquina. E não foi só sua vida que mudou: seus objetivos também. Se antes suas preocupações eram totalmente voltadas para construir uma família e ser feliz com Richard, agora que se divorciaram ela só pensa em uma coisa: Não deixar que ele se case com mais ninguém.

Nellie é uma jovem simples, alegre e sonhadora. Pedagoga que ama o que faz. Assim que se formou, mudou-se para Manhattan como tentativa de deixar em sua cidade natal todos os vestígios de seu passado que a assombram noite e dia e buscar oportunidades e tudo de novo que Nova York pode oferecer. Mas assim que conhece Richard e rapidamente se envolvem, percebe que sua vida está prestes a mudar mais uma vez. Além de ter que se acostumar com uma rotina completamente diferente (Richard é um empresário bem-sucedido e vive uma vida luxuosa; Nellie, além de ser professora infantil, trabalha como garçonete para conseguir pagar todas as contas no fim do mês), sente como se alguém a observasse, perseguisse. Dessa forma, a felicidade e o entusiasmo em saber que seu casamento com o homem que ama está chegando começa a dar lugar a uma preocupação que aos poucos toma proporções gigantescas... Ela sabe que o último casamento de Richard não terminou muito bem, mas será que a ex-esposa está tentando arruinar o casamento dos dois também?


Antes de começar esse post, hesitei várias vezes. Acredito que essa foi uma das resenhas mais difíceis que já fiz, afinal, conseguir resenhar "A Mulher Entre Nós" sem soltar spoilers é algo digno de prêmio! E esse livro, ah... confesso que o designei uma missão que não era das mais fáceis: reacender a chama do amor por livros em mim, já que ele seria minha primeira leitura depois de quase um ano sem ler nada. E ele, surpreendentemente, cumpriu essa missão com êxito e maestria. 

No começo da obra, somos apresentados aos personagens e suas rotinas. Nesse momento, tudo além do que diz a sinopse é desconhecido e começamos a criar milhões de teorias em nossas cabeças a cada informação apresentada. Não sabemos ao certo o que aconteceu com a amargurada e depressiva Vanessa, que não consegue tocar sua vida adiante e está no fundo do poço, além de completamente fissurada em Richard, nem qual o motivo do doloroso divórcio dos dois. Conhecemos, muito menos, o que ocorreu de obscuro no passado de Nellie que ela tanto quer esquecer. Mas, ao longo do livro, há vários flashbacks que vão entregando pedaços de cada coisa, como retalhos, para juntarmos. Eu me senti como uma detetive coletando pistas, por isso eu adorava essas passagens e refletia muito sobre elas.

"— Richard ficou noivo - A voz dela parece pairar a uma distância enorme de mim. — Desculpa… Me pareceu o tipo de coisa que… - O rugido dentro da minha cabeça sufoca o restante da frase. Balanço afirmativamente a cabeça e me afasto. Richard está noivo. Meu marido vai casar com aquela mulher."

"Uma sensação familiar se instala em mim, como o abraço de uma velha amiga. Parece que estou me dissolvendo no colchão. Talvez minha mãe se sentisse desse modo em seus dias de luzes apagadas. Seria bom se eu pudesse entender melhor na época; eu me sentia abandonada, mas agora sei como é experimentar um sofrimento pesado demais para suportar. Tudo o que você quer é se esconder em um lugar seguro e esperar a tempestade passar."
"Richard deve estar com minha linda e jovem substituta, os olhos azul-escuros fixos nela, os dedos passeando por seu rosto. Às vezes sou quase capaz de ouvi-lo dizer as coisas que sussurrava para mim. Te amo. Vou te fazer muito feliz. Você é tudo pra mim. Meu coração dispara, e cada batida firme dói. Respire fundo, lembro a mim mesma. Não adianta nada. Nunca funciona."
É importante salientar que esse livro trata de vários assuntos importantes, como transtornos psicológicos, drama familiar, e alcoolismo. Além disso, aborda também vários tipos de abuso e violência, como a psicológica, física e sexual. Creio que, ao ler isso, imaginou que são assuntos pesados demais para um só título, e realmente dou razão. Mas as autoras souberam entrelaçar na história todo esse apanhado de problemas de forma inteligente e isso tornou o livro mais rico e interessante. Mas não me entenda mal: não quero dizer que todo livro precisa ter assuntos pesados para ser interessante. Há várias obras ótimas e super leves. Mas livros que tratam de problemas graves e que estão presentes na nossa sociedade são muito importantes para alertar e salientar que eles existem e precisam ser combatidos.


Um dos maiores mistérios para mim foi Richard. Bonito, inteligente, bem sucedido, atencioso... e perfeitinho demais. Num estante nos vemos ali, escrutinando o bonitão, tentando descobrir quem ele realmente é, e se ele não é realmente o que mostra ser. E pelo fato de o ponto de vista pairar apenas sobre Nellie e Vanessa, tudo que conseguimos saber sobre ele é sempre pela visão delas, o que torna a tarefa de tentar conhecê-lo e entendê-lo ainda mais complicada, mas não menos interessante.
"Mesmo naqueles primeiros meses inebriantes, era como se tudo — como se ele — parecesse um tanto coreografado. Richard era atencioso, carismático e bem-sucedido. Eu me apaixonei quase de imediato."
Esse livro é uma colcha que as autoras costuram e costuram. No decorrer da leitura, elas soltam pistas, pequenos retalhos, que às vezes são desconexos à primeira vista e que nos levam a uma conclusão, mas depois de mais e mais retalhos - quando cada um é costurado do lado do outro e a colcha começa a tomar forma - somos apresentados a um novo panorama e percebemos que, na verdade, nada nem ninguém é quem ou como pensávamos. Tudo aquilo foi uma completa enganação e eu caí di-rei-ti-nho!

"— Mesmo quando não estou presente,
estou sempre com você."

À essa altura, caro leitor, eu já estava totalmente fisgada na leitura, sedenta para sanar todos os meus questionamentos acerca da história. E quando aconteceu esse Plot Twist inteligentíssimo, quando a colcha de retalhos se formou, fiquei paralisada. Embasbacada. Voltei algumas páginas para me certificar de que não tinha lido errado, pois simplesmente não conseguia acreditar! Nunca tinha lido um livro com algo parecido, por isso fiquei realmente encantada com essa jogada das autoras. Li esse livro na hora certíssima. Eu, depois de um ano sem ler nada, estava ali, com os pensamentos completamente tomados pela narrativa. Fazia tempo que não me sentia tão empolgada com uma leitura. Só queria ler mais e mais!  


Porém... depois desse acontecimento, o livro cai muito de ritmo. Com a animação das descobertas, acabei criando muitas expectativas que acabaram não sendo cumpridas. O desfecho da história não chegou aos pés do desenvolvimento, ficando aquém dele. Em contrapartida, sabe quando terminamos de ler um livro e muitas pontas ficam soltas? Em "A Mulher Entre Nós" não há esse problema. As autoras tentaram desesperadamente juntar todas as pontas, deixar tudo redondinho e isso acabou prejudicando a história, tornando o final bastante forçado ao meu ver. Ademais, a forma branda com que trataram um problema sério, assim como a atitude de Maureen (personagem secundária, porém importante na trama) me decepcionaram um pouco.

Apesar dos pesares, eu gostei muito da leitura. Mesmo com os pontos negativos, esse livro me marcou tanto pela jogada inteligente das autoras quanto pelo suspense, que me deixou vidrada, além de ter reacendido a chama da leitora voraz que há em mim e estava apagadinha. Os prós se sobressaíram e eu gostei tanto que ele não perdeu muitas estrelas comigo. Leitura que, na minha opinião, vale a pena!


Livro 4 estrelas. Muito bom!




A Mulher Entre Nós
Greer Hendriks & Sarah Pekkanen



Sobre as autoras

Greer Hendricks
 Greer Hendricks
 Site • Good Reads • Facebook • Twitter 
Antes de se tornar escritora, passou mais de duas décadas como editora da Simon & Schuster. Ela obteve seu mestrado em jornalismo na Universidade da Columbia, e seus textos já apareceram no The New York Times, Allure, e Publisher’s Weekly. Hoje vive em Manhattan com o marido e dois filhos.


Sarah Pekkanen
 Sarah Pekkanen
 Site • Good Reads • Facebook • Twitter 
Sarah escreveu seu primeiro livro, Contos e Poemas Diversos, com 10 anos. Quando não conseguiu que uma editora editora o publicasse, escreveu uma carta com palavras severas. Sarah ainda tem essa carta e a leva para Nova York toda vez que se reúne com sua editora, como um lembrete de que os sonhos se realizam. Trabalhou como jornalista investigativa antes de se tornar a autora de diversos best-sellers. Já escreveu para o Washington Post e o USA Today. Mãe de três meninos, vive nos Estados Unidos.

Au revoir ♡

38 comentários:

  1. Oi, Polyana como vai? Adorei sua resenha. Não conhecia o livro e fiquei tentado a lê-lo, pois gostei dos pontos positivos da obra citados por você. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da resenha! É um livro realmente interessante, principalmente para quem não leu muitos livros do gênero ainda.

      Excluir
  2. Oi Poly, tudo bem?
    Adorei a resenha e as fotos.
    Esse livro já está na minha wishlist há algum tempo, mas ainda não me organizei pra comprá-lo. Porém, fiquei feliz em ler sua ressalva sobre o final, porque assim consigo alinhar minhas expectativas (que são altas, pois eu adooooro thrillers).
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da resenha. Talvez você, que gosta de thriller e já está habituada com a leitura deles, não se surpreenda tanto com essa história... Quando ler, me conta o que achou ;)

      Excluir
  3. Olha, eu amo suspense e concordo com você que temas fortes tornam o livro mais interessante. Eu acho que porque torna o enredo ainda mais real porque por mais triste que seja sabemos que todo esse tipo de coisa acontece na realidade.
    Adorei a resenha! Já quero ler!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, né? Ás vezes é bom ler livros com dose de realidade (até para ficarmos mais espertas), ou ficaremos sempre na imaginação e perfeição dos contos de fadas... e a vida não é um conto de fada.

      Obrigada pela visita :)

      Excluir
  4. Li esse livro ano passado ou retrasado, não me lembro, mas foi uma leitura bem marcante. A história é muito bem conduzida e as reviravoltas são surpreendentes. Em determinado ponto do livro achei a leitura um pouco cansativa, mas passou logo e valeu a pena continuar. Antes de entender tudo em alguns momentos achei a Vanessa uma personagem irritante e sem noção, mas depois tudo tem sentido. E a parte a história em si, que é muito boa, outro ponto positivo são os assuntos importantes que ele aborda, como você bem mencionou. E você fez um ótimo trabalho na sua resenha, porque é muito difícil falar desse livro sem dar spoilers do enredo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, Ju. É um livro interessante, mesmo que ora fique cansativo e que o final tenha deixado a desejar. Mas, de qualquer forma, foi uma leitura que valeu a pena para mim! :)

      Excluir
  5. Olá! Não conhecia o livro e fiquei intrigada com a sua resenha, curiosa e se eu conseguir baixar de graça com certeza lerei.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Uma pena esse livro ter tido alguns pontos negativos, mas que bom que a leitura valeu a pena mesmo assim. Ainda não o conhecia! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De tudo se tira algo bom, não é mesmo? E esse livro foi uma grata surpresa, mesmo com os pontos negativos. Eu gostei muito!

      Excluir
  7. Não conhecíamos esse livro, pela resenha não é um gênero que estamos acostumadas a ler, com esses temas, mais eles deixam o enredo mais real!!

    beijos


    onlyinspirations.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não costumo ler certos gêneros, mas estou tentando mudar isso em 2020. Quero ler todos os gêneros que eu conseguir esse ano. Penso que ás vezes perdemos coisas tão legais por permanecermos na zona de conforto de fazer sempre as mesmas coisas, ler sempre as mesmas coisas, escutar sempre as mesmas músicas...

      Excluir
  8. Apaixonada pela a sua resenha, que incrível! Não conhecia esse livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Fica de dica de leitura, se tiver uma oportunidade de lê-lo ;)

      Excluir
  9. Oi Poly, gosto tanto do seu blog que aiaiai!
    Já tinha ouvido falar sobre esse livro, mas nunca li. Tocar em certos assuntos determinados pela trama como transtornos psicológicos advindos de relacionamentos românticos são coisas que não me deixam muito confortável. Mas a resenha tá um espetáculo!
    Ansiosa para ver outras mais aqui pelo blog em 2020!

    Beijos,

    Julia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ju! Fico tão feliz por gostar do meu cantinho ♡

      Olha, se não te deixa confortável eu não indico que leia. Devemos prezar por nossa saúde mental e entender nossos "gatilhos" para evitá-los.

      Muito obrigada pela visita, e da próxima vez, deixe o link do seu blog para eu conferir ;)

      Excluir
  10. Eu já tava curiosa para ler esse livro. Mas, depois dessa resenha amanhã mesmo já vou começar a ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que goste da leitura! Depois me conte o que achou :)

      Excluir
  11. Oi, Polyana! Tudo bom?
    Antes de tudo, preciso dizer que custei a conseguir terminar a leitura da postagem, porque cada detalhe do seu blog que eu via eu tinha que parar pra admirar. Socorro, que meiguice nos detalhes! Eu já tinha visto muitas resenhas positivas sobre esse livro antes, mas na época não quis ler porque tinha acabado de mergulha muito fundo nesse gênero literário e senti falta de um arzinho, hihi. Mas agora que me lembrou da existência dele, reacendeu a vontade de me aventurar!
    Abraços,
    Literalize-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Gi, que gentileza da sua parte! Tem carinho em cada detalhezinho daqui ♡
      Caso se aventure, me diga o que achou :)

      Excluir
  12. menina, você já assistiu (ou leu) A Garota do Trem? Sei lá, eu senti que pode ser que esse livro seja um tanto quanto parecido com ele, o que pra mim é ÓTIMO porque eu absolutamente AMEI o filme, quase não conseguia respirar assistindo, de tão tenso! Acho que com A Mulher Entre Nós seria bem assim, também, fiquei bem curiosa com qual é do Richard não tô confiando nele, não!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na época de lançamento, eu fiquei louca para assistir e ler "A Garota do Trem", mas não fiz nenhuma das duas coisas! Agora fiquei com vontade de ler ou ver o filme para comparar com esse livro. Obrigada pela indicação, Luly :)

      Excluir
  13. Nossa, fiquei super curiosa para ler esse livro, parece ter várias reviravoltas! Sua resenha está ótima é uma ótima forma de voltar as leituras, amei as fotos!

    ResponderExcluir
  14. Oie, tudo bem? Gente que blog mais amorzinho. Acho que é minha primeira vez visitando você. A primeira de muitas com certeza. Acredita que comprei esse livro logo quando lançou e li diversos comentários positivos? Comprei na empolgação. Mas acabei não lendo =/ Nem sei porque. O enredo é muito interessante e parece nos prender desde o início ainda mais pelo mistério. Uma pena que o ritmo diminui depois de um tempo. Faz parte. Fiquei curiosa de novo para ler. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do meu cantinho! Tudo aqui é feito com muito carinho ♡
      Eu entendo como é comprar na empolgação e depois largar na estante, hehe'. Bora desencalhar ele e começar a ler esse livro, acho que vai gostar :)

      Excluir
  15. Li esse livro no ano passado. O gênero é um a qual eu não estou tão habituada, mas posso dizer que li consideravelmente rápido, além de ter gostado da história. Talvez um pouco enrolada, mas o plot twist, quando eu percebi que quem era a mesma mulher narrando o livro, fiquei em choque. O final, pra mim, poderia ter sido melhor hehe.
    Adorei sua resenha e suas fotos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tive as mesmas impressões que as suas ao ler!
      Obrigada pela visita :)

      Excluir
  16. Olá! Estou bem curiosa para ler esse livro, já está na minha lista de desejados. Gostei bastante da sua resenha e da forma como você coloca os temas que são abordados. Espero estar lendo assim que possível. super bjooo

    ResponderExcluir
  17. Primeiramente, parabéns pelo blog! Ele é muito lindo, e além de lindo, organizado e com uma estilização perfeita! Mas enfim, eu não conhecia esse livro, nunca vi, mas tão legal saber que é interessante e que tem pontos que segura a leitura, super leria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz que gostou do meu cantinho ♡
      Sim, não é perfeito mas é uma boa leitura.

      Excluir
  18. Nossa, fiquei curiosa demais com o livro, parece muito interessante (e pelo nome eu jamais me interessaria 😅)
    Adorei seu texto e suas fotos!
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é um dos nomes mais criativos, né? Mas faz sentido na história! :)

      Excluir
  19. Acredita que peguei esse livro essa semana, mas não comprei!!! Esta na minha lista... Parabéns pela resenha...
    Abraços

    ResponderExcluir




Sabia que, a cada vez que uma pessoa sai de um blog sem comentar, um livro maravilhoso é queimado? É verdade esse bilete (hehe' :P). Então, que bom que está comentando! Um livro maravilhoso será salvo!!!

Brincadeiras à parte, obrigada por deixar um pouco de carinho. É sempre bom ouvir sua opinião! :)

Lembre-se sempre de marcar a caixinha "Notifique-me" do lado direito para ser notificado quando eu responder seu comentário (respondo todos). <3