Vamos falar sobre filmes? Após dois professores (de matemática e de história) recomendarem o filme "O Jogo da Imitação", fiquei muito curiosa para assistir. Não sabia verdadeiramente do que se tratava, apenas que era algo sobre códigos e criptografia. Porém, ao terminar o filme fiquei impressionada com a história de Alan Turing e seu grande feito. Percebi que, infelizmente, Alan não é muito reconhecido fora da área da ciência, ou por pessoas que não sejam amantes de inteligência artificial e computação (eu mesma nunca tinha ouvido falar sobre ele).
E foi exatamente por esse motivo que o lançamento desse filme foi tão importante, já que possibilitou que mais pessoas conheçam essa parte da história esquecida e escondida por muito tempo de todos nós, além da própria história de Alan. Resolvi, então, trazer 5 motivos para assistirem ao filme caso ainda não o tenham feito. Bora?!
Estreia: 2014Diretor: Morten TyldumElenco: Benedict Cumberbatch (Alan Turing adulto), Keira Knightley (Joan Clark), Alex Lawther (Alan Turing jovem), Allen Leech (John Cairncross), Charles Dance, Hannah Flynn (Wren), Jack Bannon (Christopher Morcom), Mark Strong (Stewart Menzies), Matthew Beard (Peter Hilton), Matthew Goode (Hugh Alexander), Nicola-Jayne Wells (Enfermeira), Roty Kinnerar (Nock), Steven Waddington (Supt Smith), Tom Goodman-Hill (Sargento Staehl), Tuppence Middleton (Helen), Will Bowden (policial militar).Roteiristas: Andrew Hodges, Graham Moore.Produtores: Ido Ostrowsky, Nora Grossman, Peter Heslop, Teddy Schwarzman.Cinematografia: Óscar Faura.Trilha Sonora: Alexandre Desplat.
Sinopse: Baseado na história real do lendário criptoanalista inglês Alan Turing, considerado o pai da computação moderna, narra a tensa corrida contra o tempo de Turing e sua brilhante equipe no projeto Ultra para decifrar os códigos de guerra nazistas e contribuir para o final do conflito.
1 - É uma cinebiografia
É muito interessante conhecermos histórias reais de pessoas que, de alguma, forma, mudaram o mundo ou contribuíram para isso. Confesso que não assisto tantas cinebiografias quanto gostaria, mas nunca é tarde para mudar isso (me indiquem algumas que ache legais nos comentários). Achei muito interessante o fato de tentarem manter o filme fiel à realidade de alguma forma, e escolherem Benedict Cumberbatch, um ator muito parecido com o Alan, para interpretá-lo na fase adulta e ainda utilizarem o mesmo penteado.
2 - Importância na 2º guerra mundial
A máquina que Alan criou, chamada de Bomba ou Christopher, foi criada para tentar quebrar a criptografia da Enigma, uma máquina utilizada para comunicação entre alemães na guerra. Ela era capaz de criar 100 bilhões de combinações de palavras, que mudavam todos os dias à meia noite. Esses fatos tornavam quase impossível decodificar as mensagens que os nazistas trocavam. Mas porquê isso era tão importante? Pois, descobrindo o enigma, o governo britânico teria conhecimento de todos os planos e ataques alemães antes mesmo de acontecerem. Dessa forma puderam, cautelosamente, evitar alguns ataques e poupar milhares de vidas. Historiadores calculam que a descoberta de Alan reduziu a guerra em dois anos. Segundo o presidente da Inglaterra na época, Winston Churchill, Alan Turing fez a maior contribuição à vitória da Aliança contra a Alemanha. Imagine quantas pessoas teriam morrido nesse tempo? E fica o questionamento: sem a guerra, a criação do computador teria acontecido? Valeu o preço?
- Para entender todos os detalhes de como funcionava a Bomba/Christopher e a Enigma, clique aqui.
3 - Tem uma mulher forte
Joan Clarke (interpretada por Keira Knightley) era uma mulher à frente de seu tempo, e quebrou todos os paradigmas da época ao ajudar Alan (se tornaram grandes amigos) no processo de decodificação da Enigma. Em um tempo em que as mulheres desempenhavam papéis mais "simples" (na maioria das vezes eram donas de casa), Joan sofreu com a sociedade extremamente machista da época, principalmente por ser a única mulher a praticar um tipo de criptoanálise desenvolvido por Alan e ser vítima de preconceito, ganhando menos apenas por ser do sexo feminino. Após o fim da Segunda Guerra, trabalhou no quartel-general de comunicações do governo, casou-se, iniciou uma pesquisa sobre numismática e ajudou historiadores a analisar códigos da Segunda Guerra e a quebrá-los. Morreu em 1996, aos 79 anos.
4 - Preconceito e homofobia
Por causa de sua orientação sexual, Alan sofreu preconceito, já que na Grã Bretanha era crime ser homossexual naquela época. Ao descobrirem que era gay, todo seu prestígio e feitos foram esquecidos e ignorados. Ele foi então condenado criminoso, submetido a castração química (processo que o deixou altamente perturbado, além de ter ocasionado crescimento de seios) e impedido de prosseguir seus estudos sobre computação (que já estavam bem avançados) e de fazer trabalhos no Governo. A situação ficou insustentável para ele e, em 1954, pouco antes de seu 42º aniversário, cometeu suicídio. Perto do corpo encontraram uma maçã mordida, e especula-se que ele tenha ingerido a maçã envenenada com cianeto (há uma lenda que diz que o nome da marca Apple e o símbolo - uma maçã mordida - é uma homenagem a Alan, principalmente porquê a primeira versão da marca tinha as cores do arco-íris - hoje, conhecida como bandeira gay).
A história de Alan Turing é a de um gênio perdido para o preconceito. E o mais triste é pensar que, mesmo após 64 anos de sua morte, homossexuais ainda sofrem discriminação - e muitos morrem por causa disso.
5 - Saiba como surgiu o antecessor do computador
Alan é considerado, hoje, o pai da computação e da inteligência artificial. Qualquer pessoa que estude ou trabalhe na área provavelmente já estudou sobre ele. Isso porquê sua máquina foi a predecessora do que conhecemos hoje como computador. Provavelmente, Alan ficaria espantado se visse o que seus projetos se transformaram: pequenos computadores, notebooks, e até algo que pode ser carregado no bolso: o celular.
Será que esses cinco motivos foram suficientes para despertar em vocês certa curiosidade para ver o filme ou, quem sabe, ler mais sobre Alan Turing? Vale muito a pena assistir e conhecer mais a fundo um pouco da história desse grande gênio que morreu sem ter o devido reconhecimento na época.
Trailer Oficial
Eu já assisti. Na época assisti por causa do ator, acho lindo (ele rs) e o trabalho dele, e gosto dele atuando, aí assisti, mas gostei, mesmo que fosse outro ator, seria um excelente filme. É uma pena que ele não teve o devido reconhecimento na época, e também não tem agora. São poucas as pessoas que conhecem. Esse filme é ótimo justamente por tentar mudar um pouco essa realidade
ResponderExcluirBjs!!
Oi, Polyana como vai? Muito boa sua indicação, embora eu não assista filmes e seriados com certa frequência me interessei por este. Se der o assistirei. Abraço!
ResponderExcluirhttps://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
Nossa já tive a oportunidade assistir,mas desperdicei não sabia que é tão legal ,vou procurar outra vez na NET flix
ResponderExcluirGosto bastante de filmes inspirados em fatos reais, ainda mais quando se passam em período de guerra. Já anotei o nome do filme para assistir nesse período de quarentena, hehehe.
ResponderExcluirSó por ter o Benedict Cumberbatch (eu amo esse ator!) eu já quero assistir! Não sei muito sobre a história do Alan Turing, mas aparentemente o filme consegue passar de uma boa forma como foi a vida dele. Fique bem curiosa <3
ResponderExcluirEu AMO esse filme tanto! Ele causa um misto de orgulho e revolta muito grande, e é bom que cause para que não existam outros "Alans" na história perdidos pelo preconceito sem fundamento por parte das pessoas. Amei ver a indicação aqui e você ter pontuado esses pontos tão pertinentes. Cumberbatch arrasa, né? Ele ficou perfeito!
ResponderExcluirSobre indicações de cinebiografias, você já viu Rocketman? É MARAVILHOSO!
Olá! Já conhecia o filme. Gostei dos pontos citados e os motivos de por que devemos assistir. É bom mudar o gênero, conhecer novas historias e ver e aprender com novos filmes.
ResponderExcluirÓtima dica.
Beijocas.
Www.parafraseandocomvanessa.com.br
Oi tudo bem?
ResponderExcluirNossa que história incrível! Já fiquei curiosíssima para ver, parece ser muito bom!
Vou aproveitar esse tempinho de quarentena para ver.
Beijos
Eu vi esse filme há um bom tempo e se tornou um dos meus favoritos! Concordo plenamente com todos os seus motivos para dar uma chance pra essa obra, porque vale muito a pena. Sei que já disse antes, mas não posso perder a oportunidade: seu blog é lindimais, moça.
ResponderExcluirOie, tudo bem? Nossa, senti até uma nostalgia agora. Lembro que assisti esse filme logo após o lançamento junto com meu namorado. Ele gosta muito desse universo de computador, tecnologia, então nem foi difícil fazê-lo sentar para assistir. Quanto aos motivos que você reuniu achei todos bem interessantes. Fiquei até com vontade de rever. Um abraço, Érika =^.^=
ResponderExcluirEu tô louca pra assistir esse filme já tem muito tempo, não fazia ideia de que se tratava de uma cinebiografia. Apesar de não trabalhar e nem estudar nessa área, com certeza vai ser interessante saber mais sobre o pai da computação.
ResponderExcluirConfesso que comecei a assistir esse filme tempos atrás e fiquei entediada (vergonhaaaa), mas sei que é uma boa obra, e talvez, eu não estava no "momento", sabe. Mas com certeza eu vou tentar ver de novo, principalmente por conta dos motivos que vc citou.
ResponderExcluirwww.blogflorescer.com