07/03/2021

Resenha Literária
Dente por dente (Olho por olho #2)
Jenny Han & Siobhan Vivian


Autoras: Jenny Han & Siobhan Vivian | Título Original: Fire With Fire | Editora: Novo Conceito
País: Estados Unidos | Páginas: 510 | Ano: 2013 | Skoob: Adicione | Compre: Amazon
Dente por DenteSinopse: Depois dos acontecimentos do homecoming, Reeve foi parar no hospital, com uma perna quebrada, e seu futuro como atleta está ameaçado. As meninas se sentem culpadas por toda a situação. Não esperavam que as consequências do plano fossem tão graves. Quase perderam o controle. Já que Reeve está mais arrogante do que nunca, o jeito será aplicar nele uma dose do seu próprio veneno e esperar que aprenda a lição. O acidente no baile deixou marcas profundas na consciência de Lillia, Kat e Mary. Sentimentos como amizade, lealdade e ódio se misturam, questionamentos sobre limites... Alguns segredos são mais difíceis de guardar. Aliás, o que são essas coisas estranhas que estão acontecendo com Mary? À medida que Lillia, Kat e Mary descobrem verdades incômodas sobre os moradores da ilha, percebem também que não se conheciam como pensavam. Cada vez mais elas lidarão com o sentimento de que talvez tenham ido longe demais... 
Aviso: Essa resenha contém spoiler do primeiro livro (clique aqui e veja a resenha dele).
Mary, Kat e Lilia estão mais próximas do que nunca e, mesmo depois de Reevie quebrar uma perna e ter seu futuro no futebol americano totalmente arruinado por causa de uma das vinganças preparadas por elas, o garoto mostra que não aprendeu a lição: Continua o mesmo idiota de sempre e, para piorar, parece nem se importar com tudo que causou a Mary no passado. Por isso, as meninas decidem que uma perna quebrada não foi suficiente e começam a bolar um plano maior e melhor. Após descobrir que Reevie tem uma paixão antiga e secreta, elas se aproveitam da informação e planejam para ele a maior desilusão amorosa de todos os tempos, de forma que o coração dele se parta em mil pedaços assim como o coração de Mary se partiu por causa dele. Mas as garotas não imaginam que, no jogo do amor, os danos podem acontecer dos dois lados.


Operação destroçar o coração de Reeve: INICIAR

Esse livro foi bem mais intenso que o primeiro, Olho por Olho (resenha aqui!). Mary começa a descobrir mais sobre si e sobre quem (mais precisamente sobre o quê) é. Essas descobertas causam uma reviravolta gigantesca na vida da personagem que, quando enfim acredita estar se curando de tanta angústia e finalmente seguindo em frente com sua vida, percebe que o que ela sente por Reevie é muito diferente do que sempre imaginou. Ela se forçou a acreditar que tudo que queria era simplesmente vingança; fazer ele pagar por tudo que fez com ela.

Mas, depois dos acontecimentos do homecoming e de muito refletir sobre tudo, ela finalmente admite que tudo que ela quer e sempre quis é que Reeve corresponda o amor platônico que ela ainda sente e sempre sentiu por ele. E essa, meus amigos, é a raiz de todos os problemas!

"Existe uma coisa da qual não posso abrir mão: Reeve. Apesar de tudo o que ele me fez, eu o amo. Eu o amo mesmo enquanto o odeio. Não sei como parar. E o pior disso tudo é que nem sei se quero fazer isso." (Página 25)

"Se ao menos as coisas fossem tão fáceis assim. Encontrar um garoto de quem gostar e que também gostasse de mim. Kat tem bastante experiência com garotos, e eu nem dei meu primeiro beijo ainda. Provavelmente porque, lá no fundo, eu tenha ansiado todo esse tempo por Reeve, esperando que ele finalmente reconhecesse que eu era digna dele." (Página 48)
"Caio na cama e fico olhando para o teto. Repetidas vezes. E escolho Reeve acima de qualquer outra coisa ou pessoa. E é sempre a escolha errada. É como se minha vida fosse um disco riscado, e, embora soubesse o que iria acontecer, não fosse capaz de pular o risco." (Página 292)


A questão sobrenatural da série foi melhor desenvolvida nesse livro, como imaginei que seria ao finalizar o primeiro título. Se em Olho por Olho essa questão foi uma incógnita pouco desenvolvida, em Dente por Dente esse aspecto é explorado durante quase todas as páginas. Acompanhamos, junto a Mary, o desespero diante do incompreendido, o "despertar de seus poderes" e o entendimento de tudo que aconteceu e está acontecendo a sua volta, com sua tia e consigo.
"Tia Bette estava certa. Não sei do que sou capaz. Pelo menos por enquanto." (Página 304)
"- Bom, eu não estou muito parecida comigo mesma hoje à noite - digo a ele, com mais urgência do que eu pretendia. - Eu não costumo usar muita maquiagem.
Ele balança a cabeça.
- Mas este é o fundamento do Halloween, não é, usar um disfarce?
Percebo então que eu estava usando um disfarce. Talvez eu não mais me pareça com aquela garotinha triste e gorda, mas, definitivamente, é isso que está por debaixo da fantasia." (Página 152)
Mesmo depois de terminar essa leitura, permaneço com a sensação de que não posso dizer que o livro envolver questões sobrenaturais me parece mais aceitável. Por mais que eu esteja melhor adaptada à ideia e esse livro traga mais repostas, ainda acredito que esse fato é como uma peça que não se encaixa direito no quebra-cabeças. Talvez, ao ler terceiro livro e obter mais respostas, faça mais sentido e essa sensação suma ou se atenue (apesar de eu não acreditar com veemência).


Vamos falar sobre alguns dos personagens?

O livro passeia entre o futuro das personagens e inscrições para a faculdade, se aprofunda mais na vida pessoal de cada uma e nos relacionamentos delas com suas respectivas famílias e foca, princialmente, na nova vingança sobre Reeve (que, inicialmente, achei meio boba e consome quase todas as quinhentas e poucas páginas do exemplar). Porém, essa vingança não se torna apenas mais uma que simplesmente deu errado como as outras... mas sim algo muito pior, já que dessa vez uma das garotas também vai se prejudicar muito por causa dela e é aí que as coisas esquentam!

o caçador virará a caça.
"Olho por olho, dente por dente. Um coração partido por outro coração partido." (Página 325)
"Eu me apaixonei pela única pessoa por quem não deveria." (Página 403)
Reenie muda bastante nesse livro (ou finge que o faz). Por mais que a vingança sobre ela já seja considerada feita, a nova vingança que as garotas armam para Reeve acaba afetando Reenie sobremaneira. Porém, eu sigo descrendo na bondade repentina da personagem. Não consigo deixar de odiá-la por tudo que ela faz e fez, e nem de ficar com raiva de Lillia e Kat quando ficam com dó da garota ou cogitam perdoá-la. É como se tudo que ela fez e que foi motivo de tanta vingança se tornasse, de repente, insignificante. 
"Subitamente, me sinto mesquinha, insignificante e pequena, por tentar fazer Reenie sentir-se mal. Eu me senti como... Reenie." (Página 77)
Na primeira vez que li esse livro, eu me apeguei bastante a Alex a ponto de torcer para que ele ficasse com Lillia (nem acredito que desejei isso, haha'). Porém, durante a releitura, não consegui sentir o mínimo de empatia por esse personagem. Parece que ele foi colocado na história apenas para fazer parte do triângulo amoroso, e a falta de desenvolvimento nele acaba o tornando um personagem desnecessário e sem graça. Sempre que havia uma passagem na qual ele aparecia, eu já ficava louca para pular para uma parte mais interessante. 


"Um toque de vingança eu experimentara pela primeira vez. Mais se parecia com um vinho aromático, deslizando quente e picante: seu sabor residual metálico e corrosivo deu-me a sensação de ter sido envenenada." (Charlotte Brontê)


A diagramação do livro permanece boa e o tamanho da fonte é confortável, apesar de um pouco grande, assim como no primeiro livro da série. Porém, encontrei muitos erros de gramática durante a leitura, o que não é algo muito agradável (e passa a sensação de editora descuidada). Assim como disse na resenha de Olho por Olho, eu gosto muito do estilo das capas brasileiras dessa série e gosto bastante dessa capa (engraçado que eu não costumo gostar de capas que contêm pessoas de frente), porém amo mais a do primeiro livro.

Certos acontecimentos do livro e o final, que assim como o volume anterior é um Cliffhanger (quando há um grande acontecimento no final, que fica em aberto, e se torna um gancho para o próximo livro), me deixaram imensamente curiosa para ler o último livro, intitulado Fogo contra Fogo. Além de a narrativa continuar, ao meu ver, muito gostosinha de ler (eu amo como em cada capítulo a personalidade de cada uma das meninas fica totalmente evidente sem ser algo forçado), me apeguei a história. Por isso quero muito saber o desfecho dela, bem como obter mais respostas sobre Mary.


Achei o livro Ótimo, portanto, quatro novelinhos.
Gosto muito da escrita das autoras, e o livro me prendeu bastante.




Dente por Dente
Jenny Han & Siobhan Vivian


Compre o primeiro livro da trilogia:



Olho por Olho
Jenny Han & Siobhan Vivian



Sobre as autoras

Jenny Han
 Jenny Han
 Site • Good Reads • Facebook • Twitter 
Nasceu na Virgínia, Estados Unidos, e cursou mestrado em escrita criativa pela New School. Sabe fazer um brownie perfeito, é ótima em inventar apelidos e tem paixão por livros de receitas. Sua série de TV preferida é Buffy – a caça-vampiros. Mora no Brooklyn, em Nova York.


Siobhan Vivian
 Siobhan Vivian
 Site • Good Reads • Facebook • Twitter 
Siobhan Vivian nasceu na cidade de Nova York em 1979, mas cresceu em Nova Jersey onde, constantemente, se envolveu em encrencas por ser uma aluna que sempre aprontava em sala de aula. Ela estudou na Universidade de Artes e é graduada em Escrita para Filmes e Televisão. Trabalhou como editora em muitos romances best-seller do New York Times, roteirista para o canal da Disney e, atualmente, é professora na Universidade de Pittsburgh.

Au revoir ♡

Nenhum comentário:

Postar um comentário




Sabia que, a cada vez que uma pessoa sai de um blog sem comentar, um livro maravilhoso é queimado? É verdade esse bilete (hehe' :P). Então, que bom que está comentando! Um livro maravilhoso será salvo!!!

Brincadeiras à parte, obrigada por deixar um pouco de carinho. É sempre bom ouvir sua opinião! :)

Lembre-se sempre de marcar a caixinha "Notifique-me" do lado direito para ser notificado quando eu responder seu comentário (respondo todos). <3