27/01/2020

Novidades Literárias
Os audiolivros no Brasil: Ouça seu livro favorito em qualquer lugar!


Que tal ouvir seu livro favorito?

Sucesso no exterior e mercado consolidado nos Estados Unidos, os audiobooks pretendem ganhar mais espaço em território brasileiro. Ótima ferramenta para quem tem rotina corrida mas não abre mão de uma boa história, esse formato de livro promete ser companhia certeira na academia, no carro, no ônibus lotado e durante as mais diversas tarefas do dia-a-dia, além de poder ser escutado ao lado de sua companhia favorita.

A estréia dos "livros contados" na livraria online da Google em nosso país Google Play Livros - aconteceu em julho de 2018, e várias editoras já lançaram seus títulos em formato de áudio. O grupo Companhia das Letras, por exemplo, estreou o selo especial Áudio Companhia, dando início à publicação de títulos famosos de seu catálogo em versão de audiolivros. O carro-chefe da editora para o lançamento do novo selo foi o livro "21 Lições para o Século 21", do autor Yuval Noah Harari (que já vendeu 12 milhões de cópias pelo mundo). Com esse feito, o grupo editorial atingiu um marco interessante: o primeiro livro lançado em três formatos diferentes ao mesmo tempo no Brasil (livro físico, e-book e audiobook). Legal, né?


Infelizmente, esse formato de livro ainda sofre bastante preconceito. O índice de rejeição por audiolivros é ainda maior que por e-books, uma vez que vários leitores não conseguem abrir mão do contato com o livro físico, e/ou, muitas vezes, se incomodam com a narração por causa de sotaque ou falta de costume de ouvir alguém realmente contando a história, ao invés de sua própria "voz mental".

Devido ao trabalho em gravar e editar um audiobook e por ainda ser algo relativamente novo no Brasil, até o momento há poucos títulos lançados. Mas a tendência é que cada vez mais editoras apostem nesse novo formato, e, devagar, o acervo cresça exponencialmente. Atualmente há audiolivros de todos os gêneros mas os que mais fazem sucesso são os voltados ao desenvolvimento pessoal, negócios e auto ajuda.

Você já ouviu algum audiolivro ou tem vontade de ouvir? O que pensa a respeito?

Alguns títulos já lançados em audiolivro
    
    
     
Encontre mais audibook na Playstore ou no Autibooks.

Caso tenha se interessado pelo assunto e queira saber mais a respeito, recomendo MUITO
esse episódio do podcast da Rádio Companhia.

Au revoir ♡

17 comentários:

  1. Olá, eu acho bem interessante, até li uma matéria sobre um grupo que desenvolveu uma proposta para gravar vários livros. Eu acho que existe espaço para tudo. Eu não usaria porque sou antiga e gosto de páginas-papel e do gesto de virar folha por folha e ler. Mas, não me importaria com sotaque do narrador e sim com a emoção. Já participei de grupos com contadores de histórias e foi uma experiência muito agradável.

    abraços

    ResponderExcluir
  2. Oiii! Amando conhecer seu blog! É lindíssimo!Parabéns! Aliás, que post construtivo sobre a chegada dos audiobooks com cada vez mais força no Brasil! Acho muito lega! Ainda não me acostumei à ideia. Admito! Mas vejo como um diferencial aos ebooks. É que para falar a verdade, eu sou daquela que folheia, marca, anota nas folhas dos livros. mas também estou aberta ao novo. Gostei bastante do seu post! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do blog e achou o post válido. Muito obrigada! :)
      É comum novidades causarem estranhamento. Nós do Brasil não temos costume de ouvir audiobooks, coisa que já é muito comum lá fora, como citei no post. Eu confesso que, apesar de não ver problema em ler e-book, também adoooooro folhear, cheirar, sentir o livro nas mãos. Mas eu também gosto de praticidade, por isso acho que os audiolivros são muito interessantes para não deixar de ler em certos momentos nos quais não é possível estar totalmente parada para somente ler o livro (como dirigindo um carro, arrumando a casa, em pé em um ônibus completamente lotado, etc). Dê uma chance e depois me conta ;)

      Excluir
  3. To vendo falar bastante sobre isso, nunca tive nenhum contato com um audiolivro, mas acredito que deva ser uma experiência diferente e boa, para os ''sem tempo'' hahahaha

    www.simonemagnus.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, com certeza! Imagina só poder arrumar a casa ouvindo o livro, ir á academia ouvindo o livro, dirigir e continuar ouvindo... não tem desculpa mais sobre não ter tempo de ler :)

      Excluir
  4. Uau, eu não fazia ideia de que existia essa possibilidade de ouvir os nossos livros favoritos. Vou procurar e ver se eu me acostumo! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  5. Tenho vontade de ler, acho super interessante.
    Beijos.
    www.lewestinblog.com

    ResponderExcluir
  6. Oii, como vai?
    Morro de curiosidade de ouvir um livro mas nunca tentei. Eu sou muito distraída quando o assunto é prestar atenção em algo escutando então acho que provavelmente não entenderia nada rs

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu também tenho dificuldade de concentração mas consigo ler livros. Pode ser que com o desenvolvimento do hábito e com a submersão na narrativa logo fique fácil ouvir livros. Tenta e me conta!

      Excluir
  7. AAAAIIII, que bom! Finalmente vou poder fazer minhas leituras de forma mais fácil e interativa! ❤❤❤❤❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que você encontre muitos títulos interessantes para você nesse formato :)

      Excluir
  8. Oi, Polyana como vai? Eu ainda não escutei livro em audio, mas tenho curiosidade de fazê-lo. Acredito ser uma experiência única. Futuramente eu pretendo realizar essa experiência. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Junto com podcast, é uma boa pedida para ouvir em momentos que não se pode ficar totalmente parado lendo o livro. Experimenta!

      Excluir
  9. Hey Poly! Tudo bem?
    Eu nunca ouvi um audiobook e confesso que nunca procurei por eles. Mas depois do seu post me bateu aquela curiosidade marota kkkk Indo lá conferir.
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Volte sempre!

    | Blog Misto Quente |

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confira, sim! É bom estimular o cérebro de formas diferentes e escutar audiolivros é uma forma de fazer isso.

      Excluir




Sabia que, a cada vez que uma pessoa sai de um blog sem comentar, um livro maravilhoso é queimado? É verdade esse bilete (hehe' :P). Então, que bom que está comentando! Um livro maravilhoso será salvo!!!

Brincadeiras à parte, obrigada por deixar um pouco de carinho. É sempre bom ouvir sua opinião! :)

Lembre-se sempre de marcar a caixinha "Notifique-me" do lado direito para ser notificado quando eu responder seu comentário (respondo todos). <3